VII Jornada de Estudos Clássicos Ufes: Tradução e Recepção

As Jornadas de Estudos Clássicos Ufes vêm, desde 2010, cumprindo um papel importante na construção de um espaço comum de debate entre as diversas áreas do saber - a história, a filosofia, a literatura, a arqueologia, entre outras - que compõem os Estudos Clássicos, área intrinsecamente transdisciplinar, fomentando o intercâmbio entre os pesquisadores do Mundo Antigo, quebrando a antiga barreira que separa os estudiosos em áreas estanques. Os resultados extremamente positivos dessa iniciativa nos estimula a reeditar o evento bianualmente, de modo a consolidá-lo como fórum permanente de debate, capaz de reunir pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação que têm desenvolvido pesquisas na área dos Estudos Clássicos. Desse modo, as Jornadas representam excelentes oportunidades não só para que os pesquisadores do ES integrem suas pesquisas e divulguem seus trabalhos, concluídos ou em andamento, mas também para que a comunidade universitária regional entre em contato com pesquisadores da área, oriundos de outras instituições brasileiras.

Este ano, é a partir das possibilidades das reflexões sobre a Recepção e a Tradução que a VII Jornada de Estudos Clássicos da Universidade Federal do Espírito Santo apresenta sua temática. Diferentes contribuições do tema central são bem-vindas à VII Jornada de Estudos Clássicos, abordando reflexões sobre: i. a tradução ou a recepção dos gêneros literários como chave para a interação entre autores e seus gêneros da Antiguidade e das diversas épocas; ii. as relações (inter)linguísticas e a experimentação criativa na tradução dos clássicos; iii. as investigações e as críticas de traduções clássicas, em especial as recentes; iv. a teoria e a tradução literária do ponto de vista da recepção e da formação do cânone ocidental, bem como de suas tradições alternativas; v. os diálogos interdisciplinares ou teórico-metodológicos sobre a permanência clássica de obras, elementos e conceitos na diacronia, com consideração às dimensões históricas e culturais, sejam de produção, de autoria ou de crítica, a começar da Antiguidade até a Contemporaneidade.

Inscrição:

Convidamos professores, pesquisadores e alunos a apresentarem comunicações sobre tópicos relacionados ao tema do evento. Os resumos de comunicações propostas não devem ultrapassar 200 palavras, e devem vir acompanhadas de: título; nome e titulação do autor; instituição a que o autor se vincula; três palavras-chave. Os resumos devem ser encaminhados até o prazo máximo de 05 de abril de 2019 para o email estudos.classicos.ufes [at] gmail.com ( ). Os trabalhos de alunos de graduação deverão ser enviados pelo orientador. Cada comunicação não deverá exceder 20 minutos.

O pagamento das inscrições com apresentação de trabalho só deverá ser realizado após o recebimento do aceite do trabalho, através de depósito em conta corrente, com envio do comprovante por e-mail. O pagamento de inscrição de ouvinte ocorrerá no primeiro dia do evento, das 17h às 19h, na sala do Limes - Fronteiras Interdisciplinares da Antiguidade e suas Representações, segundo andar do Prédio Wallace Corradi Vianna, campus Goiabeiras, da Ufes.

Seleção dos Trabalhos

A chamada de trabalhos ocorrerá a partir da última semana de janeiro, com prazo limite para envio de proposta de comunicação estabelecido para 05 de abril de 2019. Durante este período, a Comissão Científica do evento, composta por membros da Ufes e de outras universidades brasileiras, procederá à seleção dos trabalhos, levando em conta:

• - A pertinência à área do evento;
  • - A pertinência ao tema proposto para o evento;
  • - A relevância e atualidade do trabalho.

Só serão aceitos trabalhos de alunos de graduação e de pós-graduação mediante a aprovação do orientador. Os trabalhos aprovados receberão carta de aceite visando a maior celeridade possível, impreterivelmente até o dia 19 de abril de 2019.

Posteriormente, os comunicadores estão convidá-los a encaminhar a versão final do texto de suas comunicações para compor, juntamente às conferências, uma publicação em formato de livro eletrônico, com previsão máxima de lançamento até o primeiro semestre do ano seguinte. Espera-se as contribuições sejam encaminhadas impreterivelmente até 21 de julho de 2019 para o e-mail do evento.

Site do evento: http://limes.ufes.br/conteudo/vii-jornada-de-estudos-classicos-da-ufes