Colegiado de Neolatinas

Apresentação

O Colegiado de Graduação em Letras Neolatinas é  responsável pela gestão acadêmica de quatro cursos: Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Licenciatura Dupla em Português e Espanhol, Licenciatura Dupla em Português e Francês e Licenciatura Dupla em Português e Italiano. Sua organização e funcionamento estão ancorados na Resolução nº 11/87 CEPE-Ufes de 6 de maio.  

 

Coordenação: Santinho Ferreira de Souza

Subcoordenação: Edna da Silva Polese

Subcoordenações anteriores: Mário Acrísio Alves Junior - assunção - encerramento

Composição do Colegiado

 

Funcionamento

Reuniões: as reuniões ordinárias são realizadas mensalmente, de acordo com calendário determinado no início de cada semestre.

Atendimento ao público: a Secretaria Integrada dos Colegiados do CCHN (SIC-CCHN) é a unidade administrativa de organização das pautas administrativo-acadêmicas e de assessoramento às unidades colegiadas de graduação bem como de orientação aos estudantes, especialmente do CCHN, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no térreo do prédio IC-II do CCHN. 

 

Atribuições

Recepção de Calouros: o Colegiado propõe atividades de recepção de alunos ingressantes.

 

Aproveitamento de disciplinas: o Colegiado deve analisar as solicitações, podendo para este fim solicitar pareceres dos professores responsáveis pelas disciplinas, se for o caso.

 

Dispensa de disciplinas: o Colegiado deve analisar as solicitações, podendo para este fim solicitar pareceres dos professores responsáveis pelas disciplinas, se for o caso.

 

Declarações: o Colegiado poderá emitir declaração de conclusão de créditos e de que o(a) aluno(a) está apto(a) a colar grau. Demais declarações deverão ser solicitadas junto à Prograd.

 

Desligamento de alunos: tendo recebido da Prograd a lista de alunos em situação passível de desligamento, o Colegiado deve comunicar aos alunos a situação de desligamento, analisar as solicitações de reconsideração e enviar à Prograd a decisão sobre os alunos a serem ou não desligados da Universidade.

 

Planos de Estudos: cabe ao Colegiado analisar a situação de alunos desperiodizados e em situação de desligamento e propor planos de estudos que visem o cumprimento de créditos

Trabalhos de Conclusão de Curso: a cada semestre, o Colegiado deve estipular uma data para o Seminário de TCC e organizar o evento.

 

Colação de Grau: tendo recebido da Prograd a lista de alunos que solicitaram colação de grau, o Colegiado deve analisar a situação acadêmica dos alunos no intuito de verificar se estão aptos a colar grau e informá-los de eventuais impedimentos à colação de grau.

 

Oferta de disciplinas: a cada semestre, o Colegiado deve programar a oferta de disciplinas, levando em consideração o fluxo de alunos e as necessidades dos cursos.

 

Reprogramação de oferta: a cada semestre, o Colegiado deve analisar as necessidades de abertura de vaga e escopo em disciplinas, primando pelo melhor fluxo de alunos no curso, e solicitar aos departamentos as providências necessárias. (O Colegiado não abre escopo ou vaga, mas solicita que os departamentos façam tais ações no sistema).

 

Matrícula: o Colegiado não é responsável pela matrícula de alunos. Compete ao Colegiado analisar as solicitações de matrículas pela Resolução 25/2008 – CEPE e, em caso de deferimento, proceder a matrícula.

 

Seguro de Estágio Obrigatório: a cada semestre, o Colegiado deverá solicitar ao Departamento de Contratos e Convênios apólice de seguros para os alunos matriculados em Estágios Supervisionados Obrigatórios.

 

Projeto Pedagógico de Cursos: Alteração de Projeto Pedagógico de Cursos: o Colegiado pode propor alterações em Projetos Pedagógicos de Cursos com vistas à adequação à legislação vigente e ao aprimoramento da formação discente.

 

Projeto Pedagógico de Cursos: Elaboração de Projeto Pedagógico de Cursos: o Colegiado pode elaborar novos Projetos Pedagógicos de Cursos com vistas à adequação à legislação vigente e ao aprimoramento da formação discente.

 

Enade: quando houver Enade, o Colegiado deverá inscrever alunos ingressantes e concluintes no Inep e informá-los das datas das provas.

 

Reconhecimento e Avaliação de Cursos: o Colegiado deverá acompanhar os processos de reconhecimento e de avaliação de cursos realizados pelo MEC.

 

Site: o Colegiado deve manter as informações relativas à graduação atualizadas no site www.letras.ufes.br

 

As atribuições do Colegiado estão definidas segundo a Resolução 11/1987 Cepe-Ufes. Disponível em: <http://www.daocs.ufes.br/resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-111987-cepe>. Acesso em: 13/09/2018

 

Histórico:

 

Até o ano de 2009: Colegiado de Letras Português (COLEPT) é  responsável unicamente pela gestão acadêmica do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

2009: Abertura da primeira turma de Licenciatura Dupla Português e Espanhol (Resolução 23/2008 - Cun/UFES). O Colegiado de Letras Português (COLEPT) passa a ser responsável também pela gestão acadêmica dessa licenciatura dupla.

2010: Abertura da primeira turma de Licenciatura Dupla Português e Francês (Resolução 37/2008 - Cun/UFES). O Colegiado de Letras Português (COLEPT) passa a ser responsável também pela gestão acadêmica dessa licenciatura dupla.

2011: Resolução 23/2011 - CEPE/UFES: criação do Colegiado de Letras Neolatinas (COLNEO), com o objetivo de responsabilizar-se pela gestão acadêmica dos cursos de licenciaturas duplas. Entre os anos de 2011 e de 2013, o Colegiado de Letras Português (COLEPT) e o Colegiado de Letras Neolatinas (COLNEO) funcionam paralelamente.  

2013: Abertura da primeira turma de Licenciatura Dupla Português e Italiano (Resolução 23/2008 - Cun/UFES). O Colegiado de Letras Neolatinas (COLNEO) passa a ser responsável pela gestão acadêmica dessa licenciatura dupla.

2013: Dissolução do Colegiado de Letras Neolatinas (COLNEO). Colegiado de Letras Português (COLEPT) passa a coordenar os três cursos de licenciatura dupla, exercendo os trabalhos executados pelo Colegiado de Letras Neolatinas (COLNEO).

2014: Abertura da primeira turma de Letras Libras - Bacharelado. O Colegiado de Letras Português passa a ser responsável pela gestão acadêmica deste curso, na expectativa de que a área venha a formar um colegiado próprio.

2014: Resolução 13/2014 - CEPE/UFES: Oficialização da fusão dos colegiados, com a criação de um colegiado único, o Colegiado de Graduação em Letras Neolatinas (COLGNEO).

 

Gestões Anteriores

Coordenação do Colegiado de Graduação em Letras Neolatinas:

 

Novembro de 2017 - Agosto de 2018

Prof. Dr. Orlando Lopes Albertino (Coordenador)

 

Agosto de 2016 - Outubro de 2017

Prof.º Dr. Roberto Perobelli de Oliveira (Coordenador)

 Prof.º Dr. Luís Fernando Bulhões Figueira (Subcoordenador)

 

Julho de 2014 - Julho de 2016:

Profª Dra. Grace Alves da Paixão (Coordenadora)

Prof.º Dr. Roberto Perobelli de Oliveira (Subcoordenador) - a partir de setembro de 2014

 

Coordenação do Colegiado de Neolatinas:

Coordenação do Colegiado de Português:

2012-2014:

Prof.ª Dr.a. Edenize Ponzo Peres

2010-2012:

Profº Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza

 

(Postado em 02 de fevereiro de 2016 por Profª Dra. Grace Alves da Paixão) 

(Última atualização em 16 de fevereiro de 2023 por Sarah Botelho Fardin)

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910