NDE - Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Inglesa (Letras Inglês)
Apresentação:
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa é uma instância consultiva, propositiva e de assessoria responsável pela formulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e por sua implementação, desenvolvimento, consolidação e avaliação.
Composição
Profª. Claudia Jotto Kawachi-Furlan (presidente - DLL)
Profª. Marianna Cardoso Reis Merlo (membro- DLL)
Profª. Karla de Assis Cezarino (membro - DLCE)
Profª. Daniela Bertocchi Moreira (membro - DLL)
Profª Christine Sant'Anna de Almeida (membro - DLL)
Prof. Felipe Furtado Guimarães (membro - DLL)
Funcionamento
As reuniões ordinárias são realizadas mensalmente, em calendário a ser definido ao início de cada semestre letivo.
Atribuições
Alteração de Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Letras Inglês: o NDE deve propor ao Colegiado de Curso alterações em Projetos Pedagógicos com vistas à adequação à legislação vigente e ao aprimoramento da formação discente proposta quando necessário for.
Elaboração de Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Letras Inglês: o NDE propõe ao Colegiado de Curso a elaboração da escrita de novo Projeto Pedagógico de Curso com vistas à adequação à legislação vigente e ao aprimoramento da formação discente, sempre que solicitado.
Avaliação do Curso de Letras Inglês: o NDE deve constantemente refletir sobre a qualidade acadêmica do curso, e por meio de escutas junto aos seus docentes e discentes, busca contribuir para: 1) a consolidação do perfil profissional do egresso do Curso; 2) a integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo; 3) o desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, da comunidade interna e externa da Ufes, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso; 4) o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação e 5) atendimento às demais demandas que surgirem pelos processos avaliativos propostos junto aos docentes e discentes do curso, por meio de encaminhamentos às devidas instâncias da Universidade (Colegiado, Departamento, Centro, etc.).
(Atualizado por Marianna Merlo em 17/04/2024)