Perfil do Profissional de Letras Inglês
Segundo o Art. 7o do Capítulo III da Resolução CNE/CP de 2015
O(A) egresso(a) da formação inicial e continuada deverá possuir um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, resultado do projeto pedagógico e do percurso formativo vivenciado, cuja consolidação virá do seu exercício profissional, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
Assim, pretende-se por meio deste Curso garantir espaços apropriados para o desenvolvimento do profissional egresso do Curso de Licenciatura de Língua e Literatura de Língua Inglesa pela construção dos seguintes saberes durante seu processo de formação inicial, tornando-o, portanto:
❖ Consciente de que há diferentes formas de expressão linguística e cultural em língua inglesa, bem como em sua língua materna, e que essa mesma diversidade é constitutiva de discursos, comunidades e dos sujeitos inseridos ou não no ambiente escolar, devendo portanto, pautar a ação docente;
❖ Consciente da relação intrínseca entre teoria e prática, assumindo uma postura investigativa e reflexiva, e sendo, portanto, capaz de desenvolver e compartilhar pesquisas no seu campo de atuação profissional na busca constante por aperfeiçoamento;
❖ Conhecedor de conceitos de natureza pedagógica, linguística, cultural, sociológica, ética, política e filosófica que devem fundamentar sua atuação nas esferas globais e locais;
❖ Consciente da diversidade (étnico-racial, econômica, cultural, religiosa, política, de gênero, das necessidades especiais, dentre outras) do mundo e de seus sujeitos, comprometido em prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade e ética, exercendo, assim, cidadania participativa e crítica e reforçando o papel da escola enquanto responsável pela construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável;
❖ Capaz de compreender a natureza complexa do ambiente e do espaço escolar, das ações, dinâmicas e práticas escolares, de sua gestão e organização pedagógica e institucional, bem como das diretrizes e currículos educacionais da educação básica;
❖ Apto a planejar, executar e avaliar variadas atividades educativas, institucionais e investigativas, de forma individual e coletiva, em diferentes níveis de complexidade e autonomia;
❖ Consciente da diversidade inerente aos sujeitos aprendizes no que tange suas particularidades, flexibilizando suas práticas a fim de democratizar o espaço escolar;
❖ Conhecedor da natureza complexa da linguagem e do papel das mídias e das TICs na construção de discursos mais ou menos dominantes na sociedade contemporânea, capacitando-o para o uso crítico das mesmas,
❖ Facilitador da integração e colaboração entre escola, família e sociedade, promovendo o diálogo entre essas partes e contribuindo para o processo de ensino e de aprendizagem dos sujeitos envolvidos.
(Atualizado por Lívia Fortes em 08 de julho de 2020)