Organização de professores por linha de pesquisa
O PPGL da Ufes tem por finalidade a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades profissionais de ensino e pesquisa em Letras, visando ao avanço do conhecimento nessa área. Tem como área de concentração os Estudos Literários e organiza-se a partir das seguintes linhas de pesquisa (vigentes a partir de 2023): “Literatura: Alteridade, História e Sociedade”, “Literatura: Escrita Criativa, Tradução e Ensino”, “Literatura e Outros Sistemas de Significação” e “Poéticas”.
LITERATURA: ALTERIDADE, HISTÓRIA E SOCIEDADE: dedica-se a estudos e pesquisas sobre as relações entre literatura, história e sociedade, sob o prisma da alteridade.
Fabíola Simão Padilha Trefzger: Literatura brasileira contemporânea. Literatura e ditaduras. Literatura de testemunho. Violência de gênero. Violência por motivações políticas. Escritas de si. Interface da literatura com a filosofia e a história.
João Claudio Arendt: Literatura brasileira, leitura e recepção, história literária, sistema literário, identidade regional e regionalidade na literatura brasileira.
Luis Eustáquio Soares: Literatura brasileira, soberania nacional e cultura multipolar, realismo estético e biopolítica.
Michele Freire: Literatura de mulheres, literatura latino-americana, literatura afro-brasileira, feminismos plurais, decolonialidade.
Nelson Martinelli Filho: Literatura brasileira contemporânea, literatura e psicanálise, teoria(s) da narrativa e da poesia, memória, literatura de testemunho, autoficção, autor/autoria nos séculos XX e XXI.
Robson Loureiro: Literatura e Humanidades na interseção entre a formação estética e cultural (cinema, música, literatura, teatro, artes plásticas) articuladas aos campos da Ciências da Educação, da Filosofia Social e da Psicanálise em diálogo com a tradição da Teoria Crítica da Sociedade, em especial autores como Theodor Adorno, Walter Benjamin, Max Horkheimer, Alexander Kluge, Herbert Marcuse, Oscar Negt, Miriam Hansen, Christoph Türcke, Sigfried Kracauer, Terry Eagleton.
Sérgio da Fonseca Amaral: Literatura brasileira. A vida ficcional das coisas (estudo de coisas e objetos – em suas materialidades – na literatura). Narrativas sociais e práticas ficcionais (estudo de fatos e dinâmicas sociais brasileiros – registrados pela historiografia como revoltosos, sob qualquer rubrica – que tenham sido apropriados pelo discurso literário.
Wilberth Salgueiro: Poesia brasileira, literatura de testemunho, violência, humor, Theodor Adorno, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Reinaldo Santos Neves.
LITERATURA: ESCRITA CRIATIVA, TRADUÇÃO E ENSINO: dedica-se à criação literária, à tradução de textos literários ou dedicados à literatura e ao conhecimento teóricoprático sobre o ensino de literatura em diferentes níveis e modalidades.
Adriana Pin: Leitura literária dos clássicos em língua portuguesa no Ensino Médio; Indústria Cultural e Literatura; Clarice Lispector; Literatura e Educação escolar.
Arlene Batista da Silva: Literatura em Libras e ensino, educação literária de surdos, Literatura surda, Tradução literária Libras-português e português-Libras.
Ester Abreu Vieira de Oliveira: Teatro contemporâneo. Poesia, teatro e narrativa das literaturas hispânicas e Literatura Brasileira. Tradução comentada de obras de teatro escritas por mulheres.
Maria Amélia Dalvi: Didática da Literatura. Educação literária. Ensino da Literatura do/no Espírito Santo. Formação de professores de literatura (educação básica e superior). Literatura e educação escolar. Literatura Infantil e Juvenil. Políticas públicas para o livro, a leitura e a literatura.
Maria Mirtis Caser: Literatura hispânica, narrativa produzida por mulheres, com enfoque nas questões de gênero e na tradução do espanhol ao português (teoria e prática)
Leni Ribeiro Leite: Ensino de latim; história do ensino de latim. Tradução e recriação da literatura latina em outras temporalidades.
Ozirlei Teresa Marcilino: Literatura e educações. Literatura, culturas e povos tradicionais (Decreto nº 6.040/2007). Literatura e as relações étnico-raciais (Lei 11.645/2008).
Vitor Cei Santos: Entrevistas com professores de literatura, escritores, tradutores e editores sobre criação literária, tradução de textos literários e ensino de literatura no estado do Espírito Santo. Escrita "não criativa" (literatura por apropriação e retextualização).
LITERATURA E OUTROS SISTEMAS DE SIGNIFICAÇÃO: dedica-se a estudos e pesquisas sobre os trânsitos entre literatura e outras artes e sistemas de significação culturais, artísticos, científicos e filosóficos.
Andressa Zoi Nathanailidis: Literatura e outras artes (música, teatro, fotografia, dança, artes visuais, etc.); Música (erudita e popular) e seus diálogos com a História, a Política e a Sociedade; Literatura Brasileira Contemporânea na Perspectiva da Escrita De Si (cartas, diários, autobiografias, e "outros escritos"; Literatura e Jornalismo (crônica, ensaio e livro-reportagem), Literatura de Testemunho e Literatura do Espírito Santo.
Gaspar Leal Paz. Literatura e filosofia. Linguagens artísticas, estética e política. Poesia e música. Crítica literária e artística. Confluências literárias na correspondência, ensaios, entrevistas e traduções de Gerd Bornheim.
Michele Freire: Estudos Culturais, performances culturais, flamencologia, literatura de mulheres, literatura latino-americana, literatura afro-brasileira, feminismos plurais, decolonialidade.
Sérgio da Fonseca Amaral: Literatura brasileira. A vida ficcional das coisas (estudo de coisas e objetos – em suas materialidades – na literatura).
Vitor Cei Santos: A literaluta e o sistema literário (circuito autor-obra-público) contemporâneo na região da Grande Vitória e no Estado do Espírito Santo. Literatura brasileira e filosofia: morte de Deus, pessimismo e niilismo. Literatura brasileira contemporânea e política (desde 2013). Intermidialidade desde Aleister Crowley. Machado de Assis e a filosofia.
Viviana Mónica Vermes: Música e suas relações com a Literatura e com a História. Música brasileira (erudita e popular) da segunda metade do século XIX a meados do século XX.
POÉTICAS: dedica-se à atividade teórica, crítico-analítica e historiográfica que visa a conhecer diferentes poéticas ao longo do tempo.
Ester Abreu Vieira de Oliveira: Teatro contemporâneo. Poesia, teatro e narrativa das literaturas hispânicas e Literatura Brasileira.
Leni Ribeiro Leite: Sistemas de produção e circulação do texto poético na Antiguidade, com especial foco no período imperial romano. Relação entre Retórica e Poética na Roma Antiga e sua recepção. Literatura Neolatina nas Américas. Recepção dos clássicos entre os séculos XVI e XVIII.
Maria Mirtis Caser: Literatura hispânica, narrativa produzida por mulheres, com enfoque nas questões de gênero.
Paula Regina Siega: literatura e outras artes/saberes; literatura comparada; estética da recepção; literatura brasileira; indianismo; antropofagia como tema literário.
Paulo Dutra: Literatura comparada. Literatura do “Siglo de Oro” espanhol. Literatura hispano-americana. Diálogos transatlânticos e interfaces sócio-históricas entre literatura e cultura. Rap.
Linhas de pesquisas do regimento de 2018
LITERATURA: ALTERIDADE E SOCIEDADE (LAS): Estudo e pesquisa das relações entre literatura e sociedade sob o prisma da alteridade, pelo agenciamento de textos e sistemas literários em correlação com discursos e práticas culturais, artísticas, científicas e filosóficas historicamente situadas. Os trabalhos desenvolvidos na linha dedicam-se à produção de e sobre grupos minoritários; às indagações contra-hegemônicas a correntes e tradições em circulação no campo literário; às tensões entre regional, nacional e transnacional; às questões e relações de classe social, de gênero, de etariedade, de geração e étnico-raciais; e, enfim, às múltiplas formas de produção, publicação, circulação, recepção e apropriação da literatura na dinâmica histórico-social.
Arlene Batista da Silva: Tradução literária em línguas de sinais, Educação literária de surdos, Literatura surda.
Luis Eustáquio Soares: Ênfase em Literatura Brasileira e da América Latina em seus fundamentos econômicos, enfocando principalmente os seguintes campos interconectados: literatura e realismo estético, literatura e decadência ideológica, literatura e soberania nacional, literatura e psicanálise, com foco no modelo de realização do imperialismo europeu e no modelo de realização do ultraimperialismo americano, conformando o imperialismo mundial integrado.
Maria Amélia Dalvi: Didática da Literatura. Educação literária. Ensino da Literatura do/no Espírito Santo. Formação de professores de literatura (educação básica e superior). Literatura e educação escolar. Literatura Infantil e Juvenil. Políticas públicas para o livro, a leitura e a literatura.
Michele Freire: Literatura oral, performances culturais, flamencologia, literaturas em língua espanhola.
Sérgio da Fonseca Amaral: Literatura brasileira. A vida ficcional das coisas (estudo de coisas e objetos – em suas materialidades – na literatura). Narrativas sociais e práticas ficcionais (estudo de fatos e dinâmicas sociais brasileiros – registrados pela historiografia como revoltosos, sob qualquer rubrica – que tenham sido apropriados pelo discurso literário.
POÉTICAS DA ANTIGUIDADE À CONTEMPORANEIDADE (PAC): Estudo e pesquisa de poéticas da Antiguidade à Contemporaneidade em textos narrativos, líricos, dramáticos e híbridos, considerando-se os processos de constituição da subjetividade, a autorreferencialidade literária e as inter-relações entre diferentes perspectivas ontológicas e epistemológicas na constituição de saberes concernentes ao literário. Os trabalhos desenvolvidos na linha dedicam-se aos processos criativos e críticos de leitura e escrita/escritura, criação e tradução e aos diálogos entre literaturas e outras artes, visando a conhecer diferentes poéticas ao longo do tempo, indagando-as a partir dos textos literários e dos discursos e práticas que ensejam.
Ester Abreu Vieira de Oliveira: Teatro contemporâneo. Poesia, teatro e narrativa das literaturas hispânicas e Literatura Brasileira.
Fabíola Simão Padilha Trefzger: Literatura brasileira contemporânea, modalidades de escritas de si praticadas hoje (biografias, autobiografias, cartas, memórias, diários etc.), narrativas autoficcionais, em perspectiva interdisciplinar, para a qual concorrem contribuições da Filosofia e da História, na interface com a Literatura.
João Claudio Arendt: Leitura e recepção, história literária, sistema literário, identidade regional e regionalidade na literatura brasileira.
Leni Ribeiro Leite: Estudos Clássicos, Letras e História, com especial foco no período imperial romano. Sistemas de produção e circulação do texto literário, principalmente o poético, na Roma Imperial e a recepção desses textos em períodos posteriores. Ensino de latim e sua história, no Brasil e em outras partes do mundo.
Maria Mirtis Caser: Literatura hispânica, narrativa produzida por mulheres, com enfoque nas questões de gênero, erotismo e na tradução do espanhol ao português (teoria e prática).
Nelson Martinelli Filho: Literatura brasileira contemporânea, literatura e psicanálise, teoria(s) da narrativa e da poesia, memória, literatura de testemunho, autoficção, autor/autoria nos séculos XX e XXI.
Paula Regina Siega: literatura e outras artes/saberes; literatura comparada; estética da recepção; literatura brasileira; indianismo; antropofagia como tema literário.
Paulo Dutra: Literatura comparada. Literatura do “Siglo de Oro” espanhol. Literatura hispano-americana. Diálogos transatlânticos e interfaces sócio-históricas entre literatura e cultura. Rap.
Raimundo Nonato Barbosa de Carvalho: Teorias e processos de tradução poética e problemas de versificação aplicados à prática de tradução da poesia.
Viviana Mónica Vermes: Música e suas relações com a Literatura e com a História. Música brasileira (erudita e popular) da segunda metade do século XIX a meados do século XX.”