Comissões internas
COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO E REVISÃO DO REGIMENTO DO PPGL/UFES
Composta pelo coordenador, pelo coordenador adjunto e outros membros periodicamente eleitos, essa comissão é responsável pela proposição e acompanhamento de ações relativas à melhoria dos processos e procedimentos do PPGL/Ufes em suas dimensões administrativas e acadêmico-científicas, internas e externas, bem como ao planejamento a curto, médio e longo prazo dos rumos a serem tomados pela gestão, com reflexos na vida cotidiana de discentes e docentes, visando a um cumprimento cada vez mais efetivo dos objetivos traçados coletivamente para o PPGL/Ufes.
COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO
Na esteira do esforço voltado para a melhoria de nosso programa, foi instituída, em 2012, uma Comissão de Recredenciamento de Docentes do PPGL/Ufes, responsável pela avaliação da atuação dos docentes do programa. Com base nas normas de credenciamento e recredenciamento elaboradas, discutidas e aprovadas em reunião do colegiado, a Comissão realiza um diagnóstico das atividades de cada docente, conforme a observância das exigências mínimas relativas à produção, à orientação de pesquisa e ao exercício da docência, emitindo parecer discutido e aprovado pelo colegiado no tocante ao recredenciamento ou não dos docentes. O procedimento vem-se repetindo anualmente.
Tendo em vista sempre o esforço empregado no sentido de melhorar nosso trabalho e, com isso, aumentar a nota do programa, as normas atuais de credenciamento e recredenciamento de docentes determinam um aumento considerável da produção no triênio. Se antes bastavam 3 produtos reconhecidos pela CAPES como indicador 1, em seguida, a exigência passou a ser de 5 produtos no triênio, depois de 6 produtos no triênio e, agora, com o sistema de avaliação em quadriênio, a exigência passou a ser de 8 produtos por professor, estimulando assim o aumento significativo da produção intelectual dos docentes.
COMISSÃO DE BOLSAS
A comissão permanente de bolsas (de mestrado, de doutorado e de doutorado sanduíche no país e no exterior) é composta pela coordenação, pela coordenação adjunta e por representantes do corpo discente (sendo um representante do mestrado e um representante do doutorado). Tem como seus objetivos elaborar e acompanhar a aplicação das normas de concessão e permanência da bolsa. Atualmente, os bolsistas devem ter a anuência de seus orientadores para o recebimento de bolsa e devem comprovar anualmente produção intelectual condizente com a condição de bolsistas e com a pesquisa em desenvolvimento. As normas de concessão e manutenção de bolsas podem ser consultadas no item "Regimento, Normas e Formulários".