Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

[EM ATUALIZAÇÃO - QUADRIÊNIO 2021-2024]

Mulheres com todas as letras II
Líder: Maria Mirtis Caser (UFES)
Professores participantes do PPGL: Ester Abreu Vieira de Oliveira
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/770064

Grupo de Estudos em Língua de Sinais, Interpretação e Tradução
Líder(es): Arlene Batista da Silva (UFES)
Professores participantes do PPGL: Arlene Batista da Silva
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/210860

Literatura e Educação
Líder(es): Maria Amélia Dalvi (UFES) e Arlene Batista da Silva (UFES)
Professores participantes do PPGL: Maria Amélia Dalvi (UFES) e Arlene Batista da Silva (UFES)
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/508317

Núcleo de Estudos em Transculturação, Identidade, Reconhecimento
Líder(es): Adelia Maria Miglievich Ribeiro (UFES) e Luis Fernando Beneduzi (Universidade Ca'Foscari de Veneza)
Professores participantes do PPGL: Adelia Maria Miglievich Ribeiro, Fabíola Padilha, Luis Fernando Beneduzi, Paula Regina Siega
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/38441

Estudos de literatura hispânica: caminhos e tendências
Líder(es): Ester Abreu Vieira de Oliveira.
Professores participantes do PPGL: Jorge Luís do Nascimento e Maria Mirtis Caser.
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0392802CLS2ENV (link is external).

Ficcionalidades
Líder(es): Sérgio da Fonseca Amaral e Roberto Corrêa dos Santos.
Professores participantes do PPGL: Fabíola Simão Padilha Trefzger, Joao Claudio Arendt, Vitor Cei Santos e Wilberth Claython Ferreira Salgueiro.
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/16855

LIMES - Fronteiras interdisciplinares da Antiguidade e suas representações
Líder(es): Leni Ribeiro Leite e Juliana Bastos Marques
Professores participantes do PPGL: Leni Ribeiro Leite
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/226287

Poesia: suportes formais e sistemas de significação
Líder(es): Wilberth C. F. Salgueiro e Lino Machado.
Professores participantes do PPGL: Ester Abreu Vieira de Oliveira, Maria Amélia Dalvi, Nelson Martinelli Filho, Raimundo Nonato Barbosa de Carvalho e Robson Loureiro.
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/22232

Programa de Estudos em Representações da Antiguidade
Líder(es): Henrique Fortuna Cairus, Juliana Bastos Marques e Leni Ribeiro Leite.
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0202802OV5GQX7

Literaluta
Líder: Vitor Cei Santos
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5499940454523418

Núcleos:

LABLIBRAS (Laboratório de tradução de vídeos em Libras)
Coordenação: Arlene Batista da Silva (UFES)

Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos
Líder(es): Viviana Mónica Vermes e Andressa Zoi Nathanailidis
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/24068

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA LITERATURA DO ESPÍRITO SANTO (NEPLES)
Coordenador(a/s): Sérgio da Fonseca Amaral e Vitor Cei Santos.
Objetivo principal: O Neples tem como objetivo geral promover reflexões críticas sobre as manifestações literárias no Espírito Santo e organizar documentação sobre seus principais autores e obras, divulgando-os junto ao público crítico e leitor em geral.
Integrantes ativos: Grace Alves da Paixão, Linda Emiko Kogure, Lino Machado, Michele Freire Schiffler, Paulo Roberto Sodré, Sérgio da Fonseca Amaral, Vitor Cei Santos e Wilberth Salgueiro.
Eventos, cursos de formação ou outras atividades regulares: Brav@s Companheir@s e Fantasmas: Seminário sobre o(a) Autor(a) Capixaba (bianual, 9 edições). Livro Brav@s Companheir@s e Fantasmas: Seminário sobre o(a) Autor(a) Capixaba (8 edições). Revista Fernão (semestral).
Sala na UFES: sala 302 do prédio Wallace Corradi. Modalidade de atendimento: agendamento.
Sítio eletrônico ou Blog: https://blog.ufes.br/neples/
Rede Social: https://www.facebook.com/neplesppglufes/
Forma de contato: neples.ppgl [at] gmail.com

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM AFRICANIDADES E BRASILIDADES (NAFRICAB)
Líder(es): Michele Freire Schiffler (Ufes) e Franciane Conceição da Silva (UFPB)
O Núcleo nasceu no I Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades: ensino, pesquisa e crítica realizado na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes que ocorreu no campus Goiabeiras em Vitória no período de 26 a 29 de junho de 2012. O objetivo deste Núcleo é estabelecer um diálogo transatlântico entre o Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe na esfera literária, cultural, histórica e educacional. Pretende-se com esse Núcleo promover de dois em dois anos o Cnab com o intuito de ampliar o diálogo Brasil/África. Cabe ressaltar que os membros envolvidos nesse núcleo poderão organizar atividades anuais em suas Instituições com o intuito de promover discussões acerca de questões sobre Brasil e África. Assim, poderemos promover seminários, palestras e outras atividades.
O objetivo deste Núcleo é estabelecer um diálogo transatlântico entre o Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe na esfera literária, cultural, histórica e educacional. Pretende-se com esse Núcleo promover de dois em dois anos o Cnab com o intuito de ampliar o diálogo Brasil/África.

Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/36612

Núcleo NUDES - Diversidade e descolonização - observatório de traduções culturais, educacionais, estéticas e epistemológicas

Coordenadores: Profa. Julia Almeida e Prof. Luis Eustáquio Soares

Entendemos que a questão central das relações de poder está intimamente relacionada ao fato de que a modernidade ocidental-planetária organiza-se sob o signo da exclusão de 2/3 da vida do planeta, sendo essa a razão de ser do presente Núcleo. Utilizamos o termo exclusão incluída porque não achamos que haja simplesmente exclusão, pois o modelo societário em que vivemos exclui as maiorias para incluir poucos e ao mesmo tempo para colocar a diversidade vital-tecnológica a serviço desses poucos. Logo ninguém e nada está simplesmente excluído.
A exclusão coletiva é a forma paradoxal de “inclusão” no sistema produtivo do capitalismo; sua estrutura imanente, visto que esta se organiza tendo em vista a divisão produtiva e reprodutiva, da sociedade, em capital e trabalho. Este, no atual sistema mundial historicamente determinado, será sempre “excluído incluído” para ser explorado, aviltado, violentado.
Nessa perspectiva, ao nos propormos trabalhar com a diversidade cultural, educativa, estética e epistêmica, assumimos claramente o entendimento de que não basta incluir, posto que a exclusão é a regra geral do sistema capitalista. Nesse sentido, pesquisar, trabalhar, na e com a diversidade constituída, significa refletir sobre a importância de propor práticas culturais, educativas, estéticas e epistêmicas que questionem o modelo societário em que vivemos, assumindo a necessidade de construir outro arranjo social, sem impor ou naturalizar um modelo civilizacional baseado no mercado, na indústria cultural, na cultura letrada; no monopólio interpretativo derivado e imposto pelos controles oligárquicos das tecnologias e dos conhecimentos, da produção econômica, educacional e cultural.

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