Estrutura do Curso de Letras Inglês
O curso de Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa (PPC 2019), em consonância com a Resolução CNE 02/2015, Capítulo IV, em seu artigo 12 é organizado nos seguintes núcleos:
I – núcleo de estudos de formação geral, das áreas específicas e interdisciplinares, e do campo educacional, seus fundamentos e metodologias, e das diversas realidades educacionais, totalizando 1545 horas;
II – núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, incluindo os conteúdos específicos e pedagógicos em sintonia com os sistemas de ensino, num total de 660 horas;
III – núcleo de estudos integradores para enriquecimento curricular, composto pelas Atividades Complementares, com carga horária de 200 horas, pela prática como componente curricular, com 405 horas distribuídas em disciplinas obrigatórias, e pelo estágio supervisionado, com um total de 400 horas. Este núcleo, portanto, perfaz um total de 1005 horas.
O curso de Letras Inglês da UFES busca, portanto, promover e exercitar a articulação entre conhecimentos de natureza teórica e prática entendendo-a como essencial à formação de professores de línguas. Nesse exercício, buscamos articular também diferentes espaços de atuação profissional e social unindo universidade, escola e sociedade a fim de que os conhecimentos produzidos e debatidos na educação superior sejam compartilhados com e retroalimentados pelas relações entre essas dimensões da vida social contemporânea.
Ressaltamos que os alunos que ingressaram até o segundo semestre de 2018 (2018/2) cursam a versão anterior do currículo de Letras Inglês (versão 2006) e que em caso de desperiodização ou diante da necessidade de matrícula em disciplinas que já não são mais ofertadas, equivalências entre as duas versões, 2006 e 2019, serão possíveis e já são previstas no currículo atual (versão 2019). Nesse caso, o aluno deve procurar a coordenação de curso na época da matrícula para verificar as possibilidades ofertadas a cada semestre.
(Atualizado por Lívia Fortes em 21/10/22)