Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Ufes

  • A Linha de Pesquisa “Literatura: Alteridade, História e Sociedade” dedica-se a estudos e pesquisas sobre as relações entre literatura, história e sociedade, sob o prisma da alteridade.

  • A Linha de Pesquisa “Literatura e Outros Sistemas de Significação” dedica-se a estudos e pesquisas sobre os trânsitos entre literatura e outras artes e sistemas de significação culturais, artísticos, científicos e filosóficos.

  • A Linha de Pesquisa “Literatura: Escrita Criativa, Tradução e Ensino” dedica-se à criação literária, à tradução de textos literários ou dedicados à literatura e ao conhecimento teórico-prático sobre o ensino de literatura em diferentes níveis e modalidades.

  • A Linha de Pesquisa “Poéticas” dedica-se à atividade teórica, crítico-analítica e historiográfica que visa a conhecer diferentes poéticas ao longo do tempo.

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) foi fundado em 1994 e foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1999.

O curso de Mestrado Acadêmico em Letras (30 créditos) foi reconhecido pelo Parecer 1057/99, de 10/11/1999, da Comissão de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC), conforme Portaria número 1762, de 16/12/1999, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 17/12/1999. O curso de Doutorado Acadêmico em Letras (50 créditos) foi reconhecido via Parecer do CNE/CES 78/2010, de 07/04/2010, e homologado através da Portaria número 1045, publicada no D.O.U. de 19/8/2010, Seção 1, Pág.10.

Os cursos são organizados por semestres letivos (dois ao ano) e têm atividades e disciplinas de natureza optativa ou obrigatória e priorizam a realização de pesquisas orientadas no interior de grupos e núcleo, vinculados a projetos e linhas de pesquisa, sob a coordenação de pesquisadores experientes.

Desde o início das atividades do PPGL, em 1994, até o presente, centenas de mestres e doutores foram aqui titulados. Parte expressiva deste total atua hoje no ensino (quer público, quer privado), nos níveis Fundamental, Médio e Superior. Cerca de 1/3 do atual corpo docente permanente é composto de ex-alunos do Programa.

Grande parte dos egressos dos cursos de Mestrado e Doutorado participa regularmente dos vários eventos que compõem a agenda do Programa (palestras, debates, seminários, congressos, publicações), circunstância feliz que nos tem permitido contar, ano a ano, com sua significativa contribuição para os debates e para a nossa produção acadêmica. Outro indicador importante é que muitos dos egressos do curso de Mestrado têm retornado ao Programa, para realizar seus estudos de Doutorado, o que indicia a confiança e a satisfação com o projeto que vem sendo desenvolvido coletivamente.

Visando à melhoria do PPGL/Ufes, nossa comissão de autoavaliação tem se reunido amiúde, desde 2011, com o propósito de elaborar, discutir e implementar estratégias de ajuste e aperfeiçoamento de todas as atividades desenvolvidas. O credenciamento e recredenciamento docente é anual, assegurada a finalização das orientações em andamento por parte de orientadores eventualmente indicados para descredenciamento, a fim de não prejudicar o desenvolvimento das pesquisas e da formação discente.

O PPGL/Ufes funciona com uma coordenação geral e adjunta e se organiza em Comissões Permanentes (Autoavaliação e Planejamento; Bolsas e Acompanhamento Discente; Comunicações e Eventos; Ensino; Internacionalização; Seleção Discente), Editoria Geral e Coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Literatura do Espírito Santo. Há um acompanhamento rigoroso, mensal e sistemático de créditos e prazos dos alunos.

Uma das mais fortes e tradicionais características do PPGL/Ufes é a interdisciplinaridade e as relações com diferentes áreas do conhecimento. Outro ponto forte é a inserção regional, sendo o único Programa de Pós-Graduação em Letras de natureza acadêmica no Estado do Espírito Santo.

Nossas atas, normativas e formulários estão disponíveis em nossa página e são de acesso público. Há também a disponibilização gratuita dos livros digitais e e-books decorrentes de pesquisas realizadas pelo corpo docente e discente do PPGL/Ufes na em nossa página. Convidamos os visitantes a navegar nas abas à esquerda.

O programa tem sua sede em -ES, oferecendo o curso de Mestrado em Letras desde 1999 e o curso de Doutorado em Letras desde 2010 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação.

O programa já formou 274 mestres e 122 doutores e conta com 68 alunos regularmente matriculados, sendo 25 no mestrado e 43 no doutorado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910