Publicado n. 45 da Revista Contexto - Literaturas indígenas nas escolas e universidades do Brasil
O editor-chefe da Revista Contexto e sua equipe anunciam a publicação do n. 45 (https://periodicos.ufes.br/contexto/issue/view/1677), com dossiê temático intitulado "Literaturas indígenas nas escolas e universidades do Brasil: presenças/ausências, circulação e principais abordagens teóricas e metodológicas", organizado pelas professoras Maria Amélia Dalvi (Ufes), Ozirlei Teresa Marcilino (Ufes) e Suzane Lima Costa (UFBA).
O número conta com os seguintes artigos:
Literatura indígena e teoria literária: a análise de uma voz-práxis militante, de Adriana Lins Precioso, Igor Marangon
A literatura indígena na educação básica: reflexões e proposta didática, de Ananda Castro, Elis Regina Fernandes Alves
Ancestralidade e oralidade nos poemas da autora indígena Joséphine Bacon, de Bartira Zanotelli Dias da Silva, Michele Freire Shiffler
Encantos da Literatura Indígena: um saber para além da sala de aula, de Bruna dos Santos Almeida, Dieimisom Sfair dos Santos, Natali Fabiana da Costa e Silva
Análise dos contos "Hariporia, a origem do açaí" e "Amor originário": reflexões sobre a Literatura Indígena em sala de aula, de Celiane da Silva Vieira, Ozirlei Teresa Marcilino
Estudos de literaturas indígenas no Brasil: elaboração e oferta de um componente curricular de licenciatura interdisciplinar em linguagens, de Gabriela Rodella de Oliveira, Sérgio Barbosa de Cerqueda
Saberes indígenas na academia: a oralitura como meio de difusão de conhecimento, de Gabriela Maria Pinho Lins Vergolino, Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti
A temática indígena na escola para além da força da lei: decolonizar o ensino de literatura, de Izandra Alves, Lívia Cella Linke
Teorizações sobre a literatura de autoria indígena no Brasil: de objetos a sujeitos da literatura e da teoria literária, de Rafael Guimarães Tavares da Silva
Explorando narrativas indígenas: o papel enriquecedor da análise dialógica, de Silvely Brandes