Programação da abertura do semestre 2021-2

02 de agosto, 2ª feira, às 14h.

Aula inaugural com a Profa. Dra. Carmem Negreiros (UERJ): A rua, o trem, a nação: o claro-escuro da modernidade na Belle Époque.

Mediação: Profa. Dra. Viviana Mónica Vermes.

Assista aqui: https://youtu.be/O5cx0CWMEmc

Resumo: A palestra convida à reflexão acerca da modernidade nas décadas iniciais do século XX, a partir da leitura crítica de obras escolhidas da Literatura Brasileira do período. Aspectos conhecidos como a consciência da descontinuidade do tempo, da presença de novidades de toda ordem e a experiência da fugacidade dos acontecimentos mesclam-se à tomada de posição de escritores, e intelectuais, frente à racionalidade europeia para pensar sobre o Brasil e os brasileiros. Imagens da ‘rua’ e do ‘trem’ configuram para a ‘nação’ uma modernidade em claro-escuro que acolhe a ordem racionalizante e disciplinadora e, ao mesmo tempo, suspeita da promessa de um futuro luminoso.

03 de agosto, 3ª feira, às 14h. A coordenação participa de Reunião da Câmara de Pós-Graduação.

04 de agosto, 4ª feira, às 14h. Reunião da coordenação com os discentes regulares. Pauta: apresentação da nova coordenadora e do novo coordenador adjunto: Profa. Dra. Viviana Mónica Vermes e Prof. Dr. Luis Eustáquio Soares.

O link será enviado por e-mail.

05 de agosto, 5ª feira, às 14h. Palestra do Prof. Dr. Arnon Tragino: Listas literárias: um estudo sobre as indicações da literatura brasileira. Mediação: Profa. Dra. Maria Amélia Dalvi.

Assista aqui: https://youtu.be/pWBOPZHNJtY

Resumo: Estudo de listas literárias de origem anglófona que são traduzidas e adaptadas no Brasil como formas de indicar livros, autores e textos, podendo ser dispostas em tópicos (informando apenas o título da obra e o nome do autor), ou ainda ser desenvolvidas em catálogos, compêndios e guias de leitura (com resenhas para orientar os leitores numa vasta gama de informações). O objetivo é entender como a literatura brasileira se apresenta em obras assim, analisando a presença e a ausência de livros e de autores, as justificativas para sua inclusão e exclusão, e as representações dessa literatura nesse material. O corpus selecionado é: 100 autores que mudaram a história do mundo, de Christine N. Perkins (2003); 50 clássicos que não podem faltar na sua biblioteca, de Jane Gleeson-White (2009); 1001 livros para ler antes de morrer, de Peter Boxall (2010); 501 livros que merecem ser lidos, de Janice Florido (2011); 501 grandes escritores, de Julian Patrick (2009); e O livro da literatura, de James Canton (2016). Do ponto de vista teórico, o trabalho se desenvolve a partir das noções: de 1) “listas práticas” e “listas poéticas”, de Umberto Eco (2010), que articulam listagens moldadas pela pragmática do cotidiano e pela literatura; de 2) “sistema literário”, de Antonio Candido (2014), que aponta de modo profundo a interlocução entre produtores de literatura e um meio de contato com os leitores; e de 3) “campo literário”, de Pierre Bourdieu (1996), que investiga a relação entre a produção literária de um grupo restrito para com um grande público. Metodologicamente, é uma pesquisa bibliográfico-documental com organização e análise quali-quantitativa do corpus. O trabalho entende, portanto, que a literatura brasileira é muito ausente nas indicações, e sua pouca presença se mostra restrita aos cânones dos séculos XIX e XX. Na repetição que as listas fazem dos mesmos nomes, e por causa do apelo mercadológico direcionado aos leitores, a leitura literária é sempre mantida como atividade iniciante, não garantindo de modo efetivo o contato daqueles com as sugestões feitas.

06 de agosto, 6ª feira, às 14h. Mesa redonda com a Profa. Dra. Letícia Malloy (UFRN) e o Prof. Dr. André Tessaro Pelinser (UFRN): Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas. Mediação: Prof. Dr. Vitor Cei.

Assista aqui: https://youtu.be/SvsWcRJu_EI

Resumo: Apresentação do projeto interinstitucional (UFES, UFRN) Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas, que é um esforço no sentido de mapear a literatura brasileira do início do século XXI a partir da perspectiva dos próprios escritores. O objetivo geral é a realização e publicação de uma série de entrevistas online estruturadas com autores de todas as regiões do Brasil, incluindo tanto os amplamente reconhecidos, quanto aqueles situados às margens do meio literário hegemônico. Dessa forma, buscamos oferecer ao leitor uma visão do conjunto da literatura brasileira produzida hoje. A partir de um conjunto sistematizado de questões, trata-se de ofertar-lhes a possibilidade de registrar o posicionamento do intelectual contemporâneo frente a temas candentes de nossa época, que reverberam de diversas formas na literatura. De um lado, elaboraram-se perguntas com o intuito de lançar luz sobre o processo criativo dos autores, suas opções estéticas e sobre temas ou características marcantes de suas obras. Indicam-se, assim, caminhos interpretativos ou possibilidades de abordagens futuras. De outro lado, privilegiaram-se questões que abordam os posicionamentos dos escritores frente à arte literária na contemporaneidade, bem como à sociedade e à política no Brasil e no mundo.