Novo volume de entrevistas reúne reflexões de escritores sobre literatura, sociedade, política e mercado editorial

Acaba de ser lançado o terceiro volume da série de entrevistas com escritores/as brasileiros contemporâneos, organizada pelo professor Vitor Cei. Assim como nos volumes anteriores de Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas, os autores convidados responderam por e-mail, em prazo flexível, a um roteiro de perguntas gerais e específicas, elaboradas com linguagem clara e estrutura adaptável, permitindo abordagens personalizadas de acordo com o perfil de cada entrevistado.
O organizador considera as entrevistas como textos híbridos e fronteiriços, que podem ser analisados como expressão subjetiva que define um perfil biográfico, como testemunho da vida literária-artística de uma época ou como um arquivo de criação do artista. Também podem ser consideradas uma situação pragmática muito particular de “falso diálogo”, como notou Genette — ou seja, um diálogo endereçado a um destinatário virtual exterior, o público leitor. Além disso, funcionam como epitexto público, que se torna uma forma insubstituível de paratexto.
As entrevistas do livro seguem uma sequência lógica que estimula respostas aprofundadas sobre fatos, crenças, sentimentos, valores, julgamentos e reflexões. Os temas abordados incluem o processo criativo, a recepção da obra, o mercado editorial, o sistema literário e suas negociações internas — envolvendo autores, leitores, editores, livreiros, críticos e tradutores. Também estão em pauta questões de gênero, machismo, homofobia, racismo, a pandemia de covid-19 e os impactos da sociedade e da política sobre o campo literário brasileiro.
Com esse novo volume, a coletânea consolida-se como uma rica fonte de dados para pesquisadores da literatura brasileira contemporânea. O material pode ser explorado por diferentes metodologias — qualitativas, quantitativo-descritivas, quantitativo-interpretativas ou estatísticas — a depender dos objetivos e referenciais adotados pelos leitores-pesquisadores.
Dentre os entrevistados encontram-se egressos, discentes e docentes dos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado em Letras da Ufes e outras instituições: Ana Elisa Ribeiro, André Tessaro Pelinser, Bruno Victor Pacífico, Camila Dalvi, Carlos Alexandre Rocha, Elizabeth Martins, Iara Maria Carvalho, Jerson Junior, Junia Zaidan, Lívia Corbellari, Mailson Furtado, Moisés Nascimento, Pedro Kalil, Regina Azevedo, Sarah Forte, Wagner Silva Gomes e Waldo Motta.
Livro disponível na Editora Cousa.