Vozes femininas na América Latina: literatura, resistência e decolonialidade

Resumo: Este projeto de pesquisa visa a analisar a representação da mulher em obras da literatura latino-americana contemporânea, produzidas em línguas portuguesa e espanhola. Serão selecionadas e analisadas obras de diferentes gêneros literários, como poesias, romances, contos e crônicas. Constarão deste plano de investigação autoras dos seguintes países: Brasil, Argentina, Chile, México, Nicarágua, Porto Rico, Peru, Uruguai e Venezuela.
A partir das análises, serão levantadas questões referentes a: representação da mulher, igualdade de gênero, cotidianos femininos, violência (física e simbólica), sexualidade e direitos humanos, expressos simbolicamente e materializados discursivamente nas produções literárias de mulheres latino-americanas.
Entendendo o potencial de intervenção social e de problematização da realidade inerente à arte literária, conjuga-se à teoria literária a luta de mulheres em todo o mundo pela igualdade de direitos e oportunidades. A base desta investigação pressupõe a união entre ética e estética, ao trazer como fio condutor a problematização da questão de gênero.
A investigação defende, ainda, o compromisso da academia com a sociedade, de modo que serão pensadas políticas públicas e ações afirmativas no que tange à condição feminina, visando ao diálogo transcultural e transnacional, em perspectiva de cooperação bilateral.
Considerando o intenso fluxo migratório e o consequente intercâmbio cultural decorrente desse processo, será fomentado o contato dos textos de autorias femininas com mulheres imigrantes oriundas da América Latina e integrantes da comunidade universitária, por meio de Projeto de Extensão. Visa-se, a partir disso, mediar trocas culturais e discussões identitárias, bem como problematizar imaginários sociais e políticas de reconhecimento.
Pretende-se, pois, realizar rodas de conversa e ciclos de leitura, a fim de fomentar discussões, problematizar relações de poder e pensar coletivamente políticas públicas de reconhecimento, cidadania e intervenção social.

Data de início: 01/04/2019
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MICHELE FREIRE SCHIFFLER
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910