HQs e Ensino de Língua Inglesa: Letramento Crítico e Ensino Básico

Resumo: O ensino de Língua Inglesa no Brasil, especialmente na rede pública, enfrenta inúmeros desafios que comprometem a qualidade do processo educativo, entre eles a desmotivação dos alunos, o uso de metodologias tradicionais centradas no professor, a carga horária reduzida e a escassez de materiais didáticos atualizados. Este projeto propõe o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico para promover o engajamento, o desenvolvimento linguístico e a formação crítico-reflexiva dos estudantes do ensino fundamental e médio. A pesquisa utiliza como corpus HQs autobiográficas contemporâneas, a saber: Maus: A Survivor’s Tale (1980; 1991), de Art Spiegelman; Persepolis: The Story of a Childhood (2000) e Persepolis: The Story of a Return (2004), de Marjane Satrapi; Blankets (2003), de Craig Thompson; e Fun Home (2006), de Alison Bechdel. Fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e em estudos que defendem o valor pedagógico das HQs, como Rama e Vergueiro (2008), Vergueiro e Ramos (2009), Tavares (2016), a proposta destaca a contribuição das HQs como forma de leitura multimodal que estimula o pensamento crítico, amplia o repertório sociocultural dos alunos e diversifica os materiais de ensino em sala de aula.

Data de início: 01/09/2025
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ROBERTO FERREIRA JUNIOR
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910