HQs e Ensino de Língua Inglesa: Letramento Crítico e Ensino Básico
Resumo: O ensino de Língua Inglesa no Brasil, especialmente na rede pública, enfrenta inúmeros desafios que comprometem a qualidade do processo educativo, entre eles a desmotivação dos alunos, o uso de metodologias tradicionais centradas no professor, a carga horária reduzida e a escassez de materiais didáticos atualizados. Este projeto propõe o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico para promover o engajamento, o desenvolvimento linguístico e a formação crítico-reflexiva dos estudantes do ensino fundamental e médio. A pesquisa utiliza como corpus HQs autobiográficas contemporâneas, a saber: Maus: A Survivors Tale (1980; 1991), de Art Spiegelman; Persepolis: The Story of a Childhood (2000) e Persepolis: The Story of a Return (2004), de Marjane Satrapi; Blankets (2003), de Craig Thompson; e Fun Home (2006), de Alison Bechdel. Fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e em estudos que defendem o valor pedagógico das HQs, como Rama e Vergueiro (2008), Vergueiro e Ramos (2009), Tavares (2016), a proposta destaca a contribuição das HQs como forma de leitura multimodal que estimula o pensamento crítico, amplia o repertório sociocultural dos alunos e diversifica os materiais de ensino em sala de aula.
Data de início: 01/09/2025
Prazo (meses): 12
Participantes:
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Nome |
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| Coordenador | ROBERTO FERREIRA JUNIOR |
