Manifestações de utopia na narrativa de José Saramago
Nome: FABIANA CURTO FEITOSA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 25/03/2015
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ANELITO PEREIRA DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
JORGE LUIZ DO NASCIMENTO | Examinador Interno |
LUIS ALBERTO NOGUEIRA ALVES | Examinador Externo |
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES | Orientador |
ORLANDO LOPES ALBERTINO | Examinador Interno |
Resumo: A presente pesquisa propõe uma reflexão acerca da manifestação da utopia na obra
ficcional do escritor português José Saramago. A produção literária do escritor mostra-se,
frente a uma realidade contemporânea que desumaniza, algo declaradamente engajado.
Embora não faça da literatura um panfleto, Saramago demonstra se destacar pelos
elementos indicadores da utopia enquanto fenômeno social. Assim sendo, intenta-se
analisar as manifestações e (re)configurações do pensamento utópico na obra de Saramago,
buscando recolher elementos que permitam delimitar como o seu projeto ético-estético
constrói uma utopia estruturada na perspectiva de um escritor de esquerda, aproximando-se
da utopia concreta elaborada pelo filósofo marxista Ernest Bloch. Dialoga-se, nesse sentido,
também com a concepção ―ser de esquerda‖, formulada por Gilles Deleuze. Retomando
algumas abordagens deleuzianas como a questão da percepção e o devir-minoria, este
trabalho dedica-se à literatura de Saramago, com o objetivo de apontar algumas
características que auxiliam no processo de identificação do tipo de engajamento e
politização propostos em suas obras; bem como na tentativa de investigar de que forma os
elementos utópicos apresentam-se inseridos nas mesmas, enquanto mote que desperta a
consciência crítica, em um discurso literário que ressignifica a importância da utopia
concreta enquanto esperança, práxis e resistência. Dentre o corpus literário trabalhado
destacam-se Levantado do Chão, O conto da Ilha Perdida, Jangada de Pedra, Memorial do
Convento e Ensaio sobre a cegueira.