Memória, intertextualidade, literatura e semiótica: a tragédia e o trágico em Sandman
Nome: ATTILA DE OLIVEIRA PIOVESAN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/10/2010
Banca:
Nome | Papel |
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FLÁVIO MARTINS CARNEIRO | Suplente Externo |
LINO MACHADO | Orientador |
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO | Examinador Externo |
RAIMUNDO NONATO BARBOSA DE CARVALHO | Examinador Interno |
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO | Suplente Interno |
Resumo: RESUMO
Este trabalho investiga as relações entre a literatura e a história em quadrinhos Sandman, escrita por Neil Gaiman. Para estabelecer o liame entre essas artes, descrevemos os primórdios da indústria dos quadrinhos de super-heróis, o seu desenvolvimento e as raízes dos gêneros literários populares de crime e horror, assim como as críticas que conduziram à censura e à subsequente superação desta que lentamente tornou possível um novo tipo de discurso na área dos quadrinhos, permitindo um diálogo aberto com o mundo literário. Entendendo que as noções de intertextualidade, intermidialidade e semiose atuam como transmissores da memória da literatura e da cultura, adotamos a semiótica de Charles S. Peirce, para estabelecer o encadeamento semiósico do mito órfico, além de traçar a transformação da tragédia (conceito literário) em trágico (concepção filosófica) e as suas funções na narrativa de Sandman e no percurso de Morpheus, o herói condenado.
Palavras-chave: Quadrinhos. Memória. Literatura. Tragédia. Intertextualidade. Semiótica