A CONTÍSTICA DE RADUAN NASSAR SOB A PERSPECTIVA DA VIOLÊNCIA E DO EROTISMO

Nome: PEDRO HENRIQUE ALEIXO PIMENTA

Data de publicação: 24/07/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HELENA BONITO COUTO PEREIRA Examinador Externo
JOAO CLAUDIO ARENDT Presidente
MARIA MIRTIS CASER Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar de que maneira a violência e o erotismo estão representados na contística de Raduan Nassar. Ao tratar de múltiplas formas de violência, e os seus sujeitos violentados, Raduan Nassar utiliza um discurso literário violento e repleto de significados eróticos, remetendo ao desagradável e denunciando como as chamadas “minorias” são tratadas em sociedade. Inicialmente, percebeu-se uma considerável tendência por parte da crítica em abordar o erotismo na obra de Raduan Nassar dissociado de uma constante: a violência. Além disso, há uma discrepância na produção acadêmica, fundamentada basicamente sobre os textos mais lembrados do autor, como Lavoura arcaica e Um copo de cólera. Essas percepções justificam esta dissertação, que, baseando-se em contos pouco explorados, proporciona discussões sobre as relações de poder em uma sociedade brasileira ainda marcada pelo patriarcalismo e pela dominação masculina. Os resultados obtidos demonstraram uma disposição dos novos estudos em registrar, mesmo que de forma breve, a violência que perpassa os contos, fortalecendo o importante papel da temática na obra de Raduan Nassar. Posteriormente, no que tange à violência e ao erotismo, constatou-se a relação entre as duas temáticas que atravessam as relações humanas, e que não raramente foram representadas na literatura. Durante a análise dos contos, constatou-se a predominância de narradores e personagens homens que praticam suas violências em busca da manutenção de uma dominação masculina, tendo como alvo, predominantemente, as mulheres e outras minorias: imigrantes, negros, classes menos abastadas, crianças, prostitutas. Além disso, verificou-se um erotismo lesivo, estruturado como recurso para concretizar a violência, além de possíveis obscenidades, mas que encontraram, também, resistências contrárias às forças de opressão e fereza.

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