A narrativa sonora de Cadão Volpato: um diálogo entre música e literatura a partir de Walter Benjamin

Nome: ABRAAO CARVALHO NOGUEIRA

Data de publicação: 28/11/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE SIQUEIRA DE FREITAS Examinador Interno
LUCAS DOS PASSOS E SILVA Examinador Externo
SERGIO DA FONSECA AMARAL Examinador Interno
VITOR CEI SANTOS Examinador Interno
VIVIANA MONICA VERMES Presidente

Resumo: O estudo procura realizar a leitura da obra Os discos do crepúsculo (2017), do escritor paulistano Cadão Volpato (1956-), a partir das formulações estéticas desenvolvidas pelo ensaísta alemão Walter Benjamin (1982-1940). Essa perspectiva de leitura transita entre uma peculiar relação entre cidade, música e literatura. Passando pela reflexão a respeito da cidade moderna e pela concepção de Benjamin a respeito da reprodução técnica da arte, pretendemos encontrar neste autor, referências significativas para interpretarmos a experiência estética do ouvinte na referida obra de Cadão Volpato, desde a leitura dos textos benjaminianos Paris, Capitale du XIX Siècle (1939), L'ouvre d'art à l'époque de sa reproduction mécanisée (1936), e Origem do Drama Trágico Alemão (2011).

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