A narrativa sonora de Cadão Volpato: um diálogo entre música e literatura a partir de Walter Benjamin
Nome: ABRAAO CARVALHO NOGUEIRA
Data de publicação: 28/11/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALEXANDRE SIQUEIRA DE FREITAS | Examinador Interno |
LUCAS DOS PASSOS E SILVA | Examinador Externo |
SERGIO DA FONSECA AMARAL | Examinador Interno |
VITOR CEI SANTOS | Examinador Interno |
VIVIANA MONICA VERMES | Presidente |
Resumo: O estudo procura realizar a leitura da obra Os discos do crepúsculo (2017), do escritor paulistano Cadão Volpato (1956-), a partir das formulações estéticas desenvolvidas pelo ensaísta alemão Walter Benjamin (1982-1940). Essa perspectiva de leitura transita entre uma peculiar relação entre cidade, música e literatura. Passando pela reflexão a respeito da cidade moderna e pela concepção de Benjamin a respeito da reprodução técnica da arte, pretendemos encontrar neste autor, referências significativas para interpretarmos a experiência estética do ouvinte na referida obra de Cadão Volpato, desde a leitura dos textos benjaminianos Paris, Capitale du XIX Siècle (1939), L'ouvre d'art à l'époque de sa reproduction mécanisée (1936), e Origem do Drama Trágico Alemão (2011).