Et in Arcadia ego: Marquês de Sade e a construção da utopia em Os Invisíveis de Grant Morrison
Nome: ATTILA DE OLIVEIRA PIOVESAN
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/05/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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LUÍS EUSTÁQUIO SOARES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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AMARO XAVIER BRAGA JÚNIOR | Examinador Externo |
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER | Examinador Interno |
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES | Orientador |
PATRÍCIO AXEL MONTENEGRO | Suplente Externo |
RAFAELA SCARDINO LIMA PIZZOL | Suplente Interno |
Páginas
Resumo: A partir do momento em que o autor de quadrinhos Grant Morrison faz do Marquês de Sade
um dos personagens da graphic novel Os Invisíveis, transformando-o em construtor de utopia
em um mundo à beira do evento escatológico que ascenderá a humanidade a um nível superior
de existência, pessoas familiarizadas com os escritos do infame libertino podem questionar as
razões de tal escolha. Assim, este trabalho investiga em que condições o "divino marquês" é
eleito como o candidato adequado para este papel, enquanto tenta entender como o processo de
apropriação na forma de personagem ficcional articula-se aos outros temas presentes na
narrativa: o preço das revoluções, o movimento romântico, a relação problemática entre ficção
e realidade e a realidade como linguagem. Tal empreendimento contará, entre outros, com os
subsídios teóricos do filósofo pós-estruturalista Michel Foucault e do lógico Charles Sanders
Peirce, um dos pais da semiótica moderna, para tratar a questão como espécie de "arqueologia
semiósica", que permita também compreender como as paixões e sua relação com os conceitos
de interesse e egoísmo, surgidos nas esferas da economia e da filosofia moral, resultaram na
postura filosófica perversa de Sade. Entretanto, as implicações não-emancipatórias do uso de
Sade, cuja negatividade radical propagada nos discursos do notório deboche do final do século
XVIII ainda sem paralelo no século XXI, não devem ser desconsideradas e serão analisadas
para entender as potencialidades e limitações do discurso utópico de Morrison, inclusive em
suas aplicações no mundo real.
Palavras-chave: Os Invisíveis. Marquês de Sade. Utopia. Linguagem. Ficção e realidade.