PARADA OBRIGATÓRIA PARA PENSAR:
ENGAJAMENTO E MERCADO NAS CANÇÕES DE GONZAGUINHA
Nome: DANIELLA BERTOCCHI MOREIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 28/03/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CRISTIANO AUGUSTO DA SILVA | Examinador Externo |
JORGE LUIS VERLY BARBOSA | Examinador Externo |
JORGE LUIZ DO NASCIMENTO | Examinador Interno |
LEONARDO DAVINO DE OLIVEIRA | Suplente Externo |
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO | Suplente Interno |
Páginas
Resumo: Essa tese se propõe a analisar parte da obra de Luiz Gonzaga do Nascimento
Junior, o Gonzaguinha (1945-1991), produzida durante os anos da ditadura
militar (1973-1979) e após a abertura política (1980-1988), tendo como base,
num primeiro momento, a noção de teor testemunhal, amparada em textos de
autores como Márcio Seligmann-Silva, Jaime Ginzburg e JeanneMarieGagnebin, entre outros. Em um segundo momento, a obra de
Gonzaguinha será estudada com apoio de textos do filósofo alemão Theodor
Adorno, a partir de conceitos como o de indústria cultural, semiformação
cultural e conteúdo de verdade. O recorte temporal proposto para a análise e a
divisão da obra do compositor em dois momentos distintosse justifica porque
Gonzaguinha produziu suas canções em dois momentos históricos bastante
distintos. Faz-se necessário pontuar, entretanto, que não é possível fazer um
corte preciso na produção do compositor carioca porque, como será visto,
Gonzaguinha se manteve bastante coerente com suas ideias, ainda que
produzindo canções de temas variados. A intenção deste estudo é, portanto,
verificar como Gonzaguinha lidou com a censura durante a ditadura militar e o
que mudou em suas composições quando a ditadura acabou e o país entrou
em um período de redemocratização política.
Palavras-chave: Gonzaguinha. Ditadura militar. MPB. Theodor Adorno.
Indústria Cultural. Literatura e música.