O ensaio na crítica literária brasileira contemporânea

Nome: KEILA MARA DE SOUZA ARAUJO MACIEL
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/09/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉIA PENHA DELMASCHIO Examinador Externo
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER Orientador
FRANCISCO ELIAS SIMÃO MERÇON Examinador Externo
JAIR MIRANDA DE PAIVA Suplente Interno
JORGE LUIZ DO NASCIMENTO Examinador Interno

Páginas

Resumo: Esta tese pretende compreender os motivos que fazem do ensaio a forma de escrita mais
frequente na crítica literária brasileira do século XXI, num momento em que a crítica
realiza uma revisão de sua atuação. Com esse intuito, os conceitos de dispositivo e
contradispositivo, de Michel Foucault, tornam-se ponto de partida para a reflexão, o que
permite reconhecer no ensaio a possibilidade de novos caminhos para a racionalidade no
mundo contemporâneo, junto à literatura. O estudo acompanha o percurso do ensaio,
que se desenvolve lado a lado com o processo de formação do pensamento crítico desde
Michel de Montaigne, passando pela forte tradição crítica do Romantismo alemão,
resgatada por Georg Lukács e Walter Benjamin, até encontrar, a partir da segunda
metade do século XX, em Theodor Adorno e Roland Barthes desdobramentos ainda
mais complexos para o ensaio crítico-filosófico. A partir dessas premissas, o trabalho de
análise vai ao encontro de autores que exploram as possibilidades do ensaio em suas
obras, tornando indissociáveis, em muitos momentos, texto literário e texto de crítica.
As reflexões se voltam para os estudos teóricos e críticos de literatura, com destaque
para os textos de Antonio Candido, Roberto Schwarz, Silviano Santiago, João Cezar de
Castro Rocha, Alberto Pucheu e Nuno Ramos, com o objetivo de trazer à tona as
contribuições do ensaio para os estudos literários no Brasil. Sobretudo no que se refere à
inserção dos recursos estéticos da linguagem aos procedimentos de análise crítica,
chegando a aproximar os extremos da constante flutuação entre a ordem objetiva e a
ordem subjetiva da escrita literária, realçando a presença autoral e o posicionamento
ético diante dos temas sobre os quais os autores arrolados nesta tese se propõem a
pensar.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910