PROTOCOLOS DE LEITURA EM OBRAS DE MARIA JOSÉ DUPRÉ NA SÉRIE VAGA-LUME: LIVROS, LEITURA E LITERATURA PARA JOVENS LEITORES NO SÉCULO xx

Nome: JOSINEIA SOUSA DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/07/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CRELIA PENHA DIAS Examinador Externo
ARLENE BATISTA DA SILVA Examinador Interno
DANIELA MARIA SEGABINAZI Suplente Externo
LENI RIBEIRO LEITE Suplente Interno
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Orientador

Resumo: RESUMO Este estudo de caráter bibliográfico-documental e de matriz histórico-cultural dedica-se a compreender protocolos de leitura de textos literários em correlação com representações de leitores indiciadas em objetos de leitura literária publicados para jovens leitores nas últimas décadas do século XX, a partir do estudo de diferentes edições das obras Éramos Seis e A ilha perdida, de Maria José Dupré, no contexto da Série editorial Vaga-Lume. A Série em questão foi importante no cenário brasileiro na formação de diferentes gerações de leitores e na viabilização de inúmeros processos de ensino-aprendizagem da leitura literária, participando, de maneira substancial, no delineamento da ideia de leitor jovem e de literatura juvenil, nas últimas décadas do século XX, por meio de suas altíssimas tiragens e de sua extensa circulação. Dadas as discussões sobre os diferentes tipos, regimes e modalidades de leitura em correlação com os objetos culturais diversos e as discussões sobre a presença desigual do livro e da Literatura em contextos sociais específicos, a investigação em questão explora protocolos de leituras e representações de perfis de leitores inscritos nas obras literárias no tempo, modo e espaço em que estas foram escritas, publicadas e circularam de modo mais evidente. Abarca para a produção dos dados a narrativa literária bem como a materialidade do objeto livro e dos impressos a ele atinentes. Para isso, adotamos um referencial teórico pertinente à História Cultural e, em particular, ao pensamento de Roger Chartier e de outros autores de orientação epistemológica compatível. Nesse sentido, os resultados apontam em direção a importância da materialidade dos textos nos estudos de Literatura e da Leitura, mais especificamente, nas obras em questão, inscritas nas últimas décadas do século XX no Brasil. Palavras-chave: Protocolos de leitura. Maria José Dupré. Série Vaga-Lume. Literatura e Leitura. Formação do leitor.

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