Na morte, o segredo dessa vida: revisitando a obra "Raul Seixas: estudos interdisciplinares"

Em 2014, como homenagem aos 25 anos da morte do cantor e compositor Raul Seixas (1945-1989), Juliana Abonizio (UFMT) e Rosana da Câmara Teixeira (UFF) organizaram a coletânea Raul Seixas: Estudos Interdisciplinares, publicada em 2015 pelas editoras EdUFMT/Carlini & Caniato.

Agora, passados 5 anos, reuniremos os autores que participaram do livro em um encontro virtual, aberto ao público. Cada pesquisador(a) apresentará seu capítulo, destacando as suas contribuições para maior compreensão do “fenômeno Raul Seixas” em suas várias possibilidades.

No ano em que se completa 31 anos da morte de Raul Seixas, o evento pretende celebrar a memória deste artista e a importância da sua obra no panorama da música popular brasileira, mas igualmente demonstrar como têm se constituído academicamente em fonte de pesquisas e reflexões. Com o debate, buscamos ainda, fortalecer os diálogos entre as diferentes áreas do conhecimento e as trocas e parcerias interinstitucionais.

Data: 29 de agosto, às 16hs - “É fim de Mês”.

Plataforma: Google Meet – https://meet.google.com/mvq-dqak-jyc

Organização: Juliana Abonizio (Universidade Federal do Mato Grosso), Rosana da Câmara Teixeira (Universidade Federal Fluminense) e Vitor Cei (Universidade Federal do Espírito Santo).

Programação atualizada

16h00: Abertura do evento e apresentação da proposta

16h15: “Entrar prá história é com vocês”. Juliana Abonizio (UFMT).

16h30: O artista dentro da fábrica. José Rada Neto (Mestre em Sociologia Política pela UFSC).

16h45: “Meu inimigo íntimo”.  Lucas de Souza (UNILAB).

17h00: A relação entre a obra musical de Raul Seixas e a Era de Aquário.  Luiz Lima (Doutor em História pela USP).

17h15: Rebeldia e Negociação na trajetória artística de Raul Seixas. Mônica Buarque (FAETEC).

17h30: Raul Seixas e a censura.  Paulo dos Santos (Doutorando em História Social PUC-SP).

17h45: A mosca e as sopas ou Raul “plagiário”.  Ravel Paz (UEMS).

18h00: Raul Seixas, leitor de Aleister Crowley e Nietzsche.  Vitor Cei (UFES).

18h15: A idolatria como engajamento emocional: entre a individuação e a sociabilidade.  Rosana da Câmara Teixeira (UFF).

Jacque Garcia (Terapeuta livre) não poderá participar do evento e gravou um vídeo sobre As expressões da questão social nas músicas de Raul Seixas.

Sorteio de livros:

Haverá sorteio de livros no Instagram dos @kavernistas

1 exemplar do raríssimo e esgotado livro: Raul Seixas: estudos interdisciplinares (UFMT/Carlini & Caniato).

3 exemplares de A sociedade Alternativa (Carlini & Caniato), de Juliana Abonizio

3 exemplares de O protesto dos inconscientes (SEDUC-MT), de Juliana Abonizio

1 exemplar da 2ª edição de Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo (Mondrongo), de Vitor Cei.

1 exemplar de Krig-há Bandolo. Cuidado aí vem Raul Seixas (7 Letras/Faperj), de Rosana da Câmara Teixeira.

.

Anexo: livro para download gratuito