"Paideia" e Cultura Política nas Gálias: os Panegíricos Latinos e as moedas como vetores dos rituais da "basileia" (SÉCULO IV D.C.)

Nome: THIAGO BRANDÃO ZARDINI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 18/08/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GILVAN VENTURA DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER Examinador Interno
GILVAN VENTURA DA SILVA Orientador
LENI RIBEIRO LEITE Examinador Interno
MARGARIDA MARIA DE CARVALHO Examinador Externo
PEDRO PAULO ABREU FUNARI Examinador Externo

Resumo: O sistema político que toma forma no final do século III, o Dominato, permanece como uma estrutura centralizada ao longo de todo o século IV. Entre as mais variadas instâncias em que o Estado Romano intervém naquele momento desde a administração pública até a organização eclesiástica é nosso interesse abordar as relações de poder que se manifestam durante os rituais da basileia, a realeza sagrada característica da Antiguidade Tardia. Por ocasião das cerimônias públicas, como, por exemplo, o aduentus, quando as elites citadinas se preparavam para recepcionar o imperador e buscavam com isso estreitar os contatos com a casa imperial, eram declamados discursos laudatórios em homenagem ao soberano. Em resposta à recepção dos citadinos, era praxe que o imperador distribuísse moedas comemorativas, outro elemento indispensável da cerimônia. Assim, da conjugação entre discursos de natureza literária e de natureza imagética, emergiam os rituais da realeza romana na época tardia, como buscamos demonstrar na presente tese. O corpus de discursos laudatórios selecionado na realização da pesquisa intitula-se Panegíricos Latinos e inclui obras que vão desde 289 até 389, o que define o nosso intervalo temporal. Os panegiristas eram autores advindos das escolas de retórica das Gálias, e o tema das obras estava ligado aos eventos ocorridos dessa região, o que delimita nosso campo espacial de investigação a duas cidades em especial, Augustodunum e Burdigala. O corpus numismático, em contrapartida, foi selecionado com base na datação dos panegíricos, compreendendo cerimônias que aconteceram nas Gálias durante a Tetrarquia, no governo de Constantino, no de Juliano e no de Teodósio. Nesta tese, analisamos o papel desempenhado pelas moedas e pelos panegíricos como vetores que auxiliam diretamente na construção do sistema político imperial. As primeiras porque manifestam os símbolos, inscrições e imagens que o imperador pretendia difundir, agregando os súditos em torno da política em curso; os segundos porque, elaborados conforme as regras da paideia, eram capazes não apenas de exprimir as expectativas dos oradores com relação ao poder imperial, mas também de veicular desejos, anseios e reivindicações conectadas com a própria localidade do orador, no caso, as Gálias. Com isso, foi possível compreender o Dominato para além de um sistema de dominação, constatando que as relações de poder que emergem dos rituais da basileia envolvem uma cultura política que conjuga interesses e alianças da corte, dos grupos regionais e das elites das cidades.
Palavras-Chave: Antiguidade Tardia; Panegíricos Latinos; Moedas; Paideia; Cultura Política; Gálias.

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