Entre a visibilidade e o sumiço: autor e autoria em Se um Viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino
Nome: JOÃO PAULO TOZETTI DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 13/06/2014
Banca:
Nome | Papel |
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FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER | Examinador Interno |
ORLANDO LOPES ALBERTINO | Orientador |
RITA DE CÁSSIA MAIA E SILVA COSTA | Examinador Externo |
Resumo: Em fins da década de 1960, estudiosos como Michel Foucault e Roland Barthes ajudaram a modificar a atuação da crítica literária francesa, ainda muito apegada às perspectivas biografistas. Embora com propostas diversas, os referidos pesquisadores são considerados
alguns dos maiores responsáveis pelo redimensionamento do papel que cabe ao autor na literatura e na interpretação literária. Uma década depois, Italo Calvino publica o romance Se um viajante numa noite de inverno, no qual, em meio à ficção, apresenta e discute diversos tópicos das teorias literárias então em voga, em especial a tese da morte do autor defendida por Barthes. A obra do escritor italiano é considerada por muitos críticos como sectária das ideias do semiólogo francês, porém essa premissa não é totalmente aceita. O romance critica a concepção superestimada de autor, mas, ao mesmo tempo, desconfia da proposta teórica que busca eliminá-lo. O objetivo desta dissertação é discutir a noção de autor e a questão da autoria literária por meio da obra de Italo Calvino aqui assumida como objeto de análise. A pesquisa teve como foco dois pontos distintos e interligados: apresentar a polêmica acerca da figura do autor sua pertinência ou não para a interpretação, sua ausência ou presença no texto , discutindo essencialmente a noção de intenção e a morte barthesiana; e ainda relacionar essa crítica, que diminuía a importância do autor, com o pensamento teórico de Italo Calvino para, assim, averiguar de que modo a querela envolvendo a figura do autor é discutida no romance. Dentre os norteadores da discussão, utilizamos o pensamento de Roland Barthes e de Michel Foucault, bem como as considerações do próprio Calvino expostas em diversos de seus ensaios.