A HISTÓRIA NÃO É MINHA, A HISTÓRIA É NOSSA, A HISTÓRIA É DO POVO":
UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ESCRITA E PUBLICAÇÃO DE
NARRATIVAS LITERÁRIAS TUPINIKIM E GUARANI
Nome: CELIANE DA SILVA VIEIRA
Data de publicação: 17/03/2025
Banca:
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Papel |
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MARIA AMELIA DALVI SALGUEIRO | Examinador Interno |
OZIRLEI TERESA MARCILINO | Presidente |
RICARDO HORACIO PIERA CHACÓN | Examinador Externo |
Resumo: A dissertação analisa as obras Os Tupinikim e os Guarani contam... (1999), escrita
por educadores(as) Tupinikim e Guarani, e KWARAY A’EGWI DJATXY OIKO YPY RÃ
GWARE: A origem dos irmãos Sol e Lua na cultura Guarani (2023), de Mauro Guarani
e Antônio Guarani, publicadas no Espírito Santo. O estudo investiga os processos de
escrita, publicação e análise das narrativas desses povos, situando-as no contexto da
literatura de autoria indígena no Brasil. Um eixo central da análise é a noção de autoria
coletiva, fundamentada, sobretudo, nos estudos de Pesca e Kaiapó (2020). A
pesquisa ancora-se em um referencial teórico-bibliográfico que inclui os trabalhos de
educadores(as) Tupinikim e Guarani, tais como Carvalho (2013), Quiezza (2014) e os
autores(as) dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Prolind/Ufes (2015-2022), além
das contribuições de outros(as) autores(as) indígenas, como Julie Dorrico (2017,
2020), Daniel Munduruku (2018, 2022) e Márcia Kambeba (2018, 2020). O estudo
também dialoga com investigações de pesquisadores não indígenas, como Ciccarone
(2001), Marcilino (2014) e Costa (2018, 2023). Como consideração final, destaca-se
a importância de compreensão da literatura de autoria indígena para além do mercado
editorial, a partir da investigação das obras publicadas no contexto da Educação
Escolar Indígena, perpassadas por outros modos de escrever, publicar, ler e, portanto,
de analisar.
Palavras-chave: literatura de autoria indígena; narrativas Tupinikim e Guarani; povos
Tupinikim e Guarani no Espírito Santo.