O PACTO NA MIRA DO OFÁ: Estética Radical Negra, Imaginação Política e Colapso da Canção
Nome: MARCOS ALEXANDRE DO AMARAL RAMOS JUNIOR
Data de publicação: 29/11/2024
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| ANDRÉ LUIZ DE FREITAS DIAS | Examinador Externo |
| ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS | Examinador Interno |
| BERENICE MARIA CORTI | Examinador Externo |
| JORGE LUIZ DO NASCIMENTO | Examinador Interno |
| VIVIANA MONICA VERMES | Presidente |
Resumo: Este trabalho postula que a proposição estética, particularmente expressa através
da canção popular no Brasil, ultrapassa a simples expressão artística,
transformando-se em um veículo para a emergência de novas realidades sociais e
políticas. Por um lado, analisamos, nesta tese, em que medida a dimensão estética
representada pela canção popular brasileira sempre esteve no centro da formulação
de um país construído sob o signo da conciliação. Por outro lado, investigamos
como os limites dessa conciliação foram expostos por proposições formais que
emergem em uma estética radical e violenta cuja principal matriz criativa se situa no
interior das culturas afro-diaspóricas. Cedric Robinson, Fred Monten, Guthrie P.
Ramsey, Robin D. G. Kelley, Amiri Baraka, Mark Fisher e Hakim Bey são alguns dos
interlocutores fundamentais para as discussões propostas neste trabalho, assim
como José Miguel Wisnik, Beatriz Nascimento, Vladimir Safatle, Abdias do
Nascimento, Nego Bispo e Salloma Salomão.
