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O PACTO NA MIRA DO OFÁ: Estética Radical Negra, Imaginação Política e Colapso da Canção

Nome: MARCOS ALEXANDRE DO AMARAL RAMOS JUNIOR

Data de publicação: 29/11/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉ LUIZ DE FREITAS DIAS Examinador Externo
ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS Examinador Interno
BERENICE MARIA CORTI Examinador Externo
JORGE LUIZ DO NASCIMENTO Examinador Interno
VIVIANA MONICA VERMES Presidente

Resumo: Este trabalho postula que a proposição estética, particularmente expressa através
da canção popular no Brasil, ultrapassa a simples expressão artística,
transformando-se em um veículo para a emergência de novas realidades sociais e
políticas. Por um lado, analisamos, nesta tese, em que medida a dimensão estética
representada pela canção popular brasileira sempre esteve no centro da formulação
de um país construído sob o signo da conciliação. Por outro lado, investigamos
como os limites dessa conciliação foram expostos por proposições formais que
emergem em uma estética radical e violenta cuja principal matriz criativa se situa no
interior das culturas afro-diaspóricas. Cedric Robinson, Fred Monten, Guthrie P.
Ramsey, Robin D. G. Kelley, Amiri Baraka, Mark Fisher e Hakim Bey são alguns dos
interlocutores fundamentais para as discussões propostas neste trabalho, assim
como José Miguel Wisnik, Beatriz Nascimento, Vladimir Safatle, Abdias do
Nascimento, Nego Bispo e Salloma Salomão.

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