A recepção da função didática da lírica estaciana nas silvas neolatinas dos
Renascimentos italiano (séc. XV) e francês (séc. XVI).
Nome: LUIZA HELENA RODRIGUES DE ABREU CARVALHO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 26/01/2023
Orientador:
Nome | Papel |
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LENI RIBEIRO LEITE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ARTUR COSTRINO | Suplente Externo |
CHARLENE MARTINS MIOTTI | Examinador Externo |
ELAINE CRISTINE SARTORELLI | Examinador Externo |
LENI RIBEIRO LEITE | Orientador |
PAULO ROBERTO SODRÉ | Suplente Interno |
Páginas
Resumo: Esta tese identifica os elementos de permanência das Siluae de Estácio (séc. I) nas Silvae de
Ângelo Policiano (séc. XV) e na Sylva Parrhisia de Juan Vásquez (séc. XVI). As Siluae
estacianas são uma coletânea de trinta e dois poemas líricos de ocasião, majoritariamente
laudatórios, que se perderam durante grande parte do Medievo, sendo redescobertas no início
do século XV por Poggio Bracciolini. A recepção desses poemas, durante os Renascimentos e
as demais fases da Modernidade, deu-se variadamente, quando assumiu, entre outras, a função
didático-pedagógica, em especial nos poetas-professores, corpora desta análise. Em vista
dessa atualização genérica, a tese infere sobre a razão das Siluae terem sido recepcionadas na
Renascença de modo a destacar o uso instrutivo da poética. A hipótese defendida é que o
aspecto educacional das silvas modernas está profundamente relacionado com a lírica
estaciana desde a sua gênese, pois os poemas antigos, ao serem compostos a partir dos
preceitos do epidítico gênero retórico que engloba o elogio e o vitupério e possui a função
principal de deleitar seus ouvintes , também compartilham de elementos e funções de outro
gênero retórico, o deliberativo cuja característica é a de aconselhamento e a função, de
ensino. Embasam a argumentação, as considerações concernentes aos gêneros epidítico e
deliberativo, presentes nos manuais de Retórica da Antiguidade e do Medievo, assim como a
Recepção dos Clássicos. De modo a harmonizar com a opção teórica e com o corpo
documental, a análise emprega conceitos advindos da Análise do Discurso de base
enunciativa, tal qual o de posicionamento, campo discursivo, e éthos. A tese busca mostrar
que a relação entre os gêneros deliberativo e epidítico, assim como as suas funções, estão
presentes nos manuais da Antiguidade e Medievo ainda que de forma sutil. Com base nisso,
ela conclui que os elogios feitos por Estácio em sua lírica são, sobretudo, instrutivos quando
indicavam os padrões a serem seguidos na sociedade na qual circulavam e, em vista disso, os
autores dos períodos posteriores, como Policiano e Vásquez, observando tal vertente
educacional nas silvas antigas, puderam emular esse aspecto em suas respectivas produções
poéticas na Modernidade.
Palavras-chave: Retórica--Europa, Ocidental--Manuais. Recepção dos clássicos--
Renascimento--Literatura--até os 1500. Poesia Lírica, Latim (antigo e moderno)--Silvas--
Literatura Comparada. Estácio, P. Papínio (Públio Papínio), ca 50 - ca 96. Ambrogini,
Angelo de Monte Puleciano (Policiano), 1454 - 1494. Vásquez, Juan de Múrcia (Castelhano),
ca 1496 - ca 1524.