Do Texto à Tela: Pesquisa-ação Sobre Leitura Literária de Crônica Tendo o Curta-metragem Como Tradução
Nome: CLAUDIA RODRIGUES DE SANTANA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/11/2022
Orientador:
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Papel |
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ARLENE BATISTA DA SILVA | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ARLENE BATISTA DA SILVA | Orientador |
FELIPE DE OLIVEIRA FIÚZA | Examinador Externo |
MARIANA DOS PASSOS RAMALHETE | Coorientador |
ROBSON LOUREIRO | Suplente Interno |
SÉRGIO DA FONSECA AMARAL | Examinador Interno |
Páginas
Resumo: O trabalho se insere nas discussões do grupo de pesquisa Literatura e Educação, e teve como finalidade investigar, no contexto de uma escola pública estadual, como os alunos da 1ª série do Ensino Médio, após o trabalho com o texto literário crônica, imprimiram suas contrapalavras ao produzirem o curta-metragem. Elegemos, como objeto de pesquisa, o texto Luto da Família Silva, de Rubem Braga (1935). A pesquisa se fundamentou em reflexões acerca do ensino de literatura como possibilidade de humanização do indivíduo (CANDIDO, 2004); na defesa da escola enquanto espaço para a transmissão do saber elaborado, de acordo com a pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2011); e na concepção de que a sala de aula é o lugar propício para o desenvolvimento da linguagem em uma perspectiva dialógica (BAKHTIN, 2003; 2004). Nossa pretensão foi a de promover um trabalho com o texto literário, que permitiu a participação do leitor nos acontecimentos do texto e a interação entre os sujeitos. Esta investigação foi realizada em dois momentos: o primeiro fundamentou-se no estudo bibliográfico-documental; e o segundo se deu a partir de uma pesquisa-ação, que consistiu na aplicação de uma atividade interventiva, em que foram analisados, por meio de um questionário e das contrapalavras materializadas no audiovisual, os resultados dessa ação. A partir das análises constatamos que: a) o diálogo e a mediação devem ser o caminho percorrido antes, durante e após a atividade de leitura do texto literário, pois tratam-se de fatores indispensáveis para a compreensão do objeto; b) a relação dialógica promovida ao longo da proposta foi imprescindível para identificarmos que os alunos possuem seus próprios enunciados e são capazes de produzi-los; c) as reflexões suscitadas pela leitura integral da obra nos permitiram verificar que muitas experiências pessoais vividas pelos alunos contribuíram para que associassem o enredo às suas situações diárias; d) a leitura da crônica propiciou aos alunos uma visão crítica sobre a realidade, sendo que os participantes tiveram a possibilidade de criar enunciados e imprimir neles suas contrapalavras; e) o curta-metragem mostrou-se um instrumento educacional capaz de auxiliar na formação de opiniões, servindo como suporte para a tradução do texto literário.
Palavras-chave: Crônica. Leitura literária. Pedagogia Histórico-Crítica. Curta-metragem.