Narrativas, Imaginação e Experiência: Cena de Rua, de Ângela Lago, Na
sala de Aula.

Nome: ANA CARLA SOARES DE OLIVEIRA MALAQUIAS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ARLENE BATISTA DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARLENE BATISTA DA SILVA Orientador
MARIA LAURA POZZOBON SPENGLER Examinador Externo
MARIANA DOS PASSOS RAMALHETE Suplente Externo
ROBSON LOUREIRO Examinador Interno
VIVIANA MÓNICA VERMES Suplente Interno

Resumo: Esta pesquisa de mestrado acadêmico tem como objetivo analisar práticas de
leitura do livro de imagem Cena de rua (1994), da escritora e ilustradora Ângela
Lago, em sala de aula, visando aos aspectos teóricos e práticos para a
construção de vivências leitoras na contemporaneidade. Neste sentido, a
pesquisa justifica-se na medida em que procura levar o leitor para além da
leitura da codificação de imagem, fazendo-o refletir sobre o mundo que o cerca.
Posto isto, o trabalho foi desenvolvido em uma Escola Municipal de Vitória,
anos finais do Ensino Fundamental II. Para tanto, optou-se por trabalhar com
um grupo de seis alunos para melhor transcrição dos dados, devido ao
contexto de pandemia no país. Metodologicamente, a pesquisa foi
desenvolvida em duas etapas, a primeira fundamenta-se no estudo
bibliográfico-documental, que se debruçou na contextualização dos fatos
históricos acerca da Literatura Infantil e Juvenil; dos livros ilustrados e livros de
imagens; da vida e obra da autora; da mediação da leitura em sala de aula; da
formação de leitores. A segunda etapa está fundamentada na pesquisa-ação,
com foco no trabalho de campo, em que foi analisado, por meio de um
questionário, o hábito de leitura dos sujeitos, suas preferências de livros, sobre
os conhecimentos em relação aos livros de imagens e a mediação da obra
literária Cena de rua na sala de aula. Os referenciais teóricos que compõem o
corpus deste estudo são: Maria Alexandre de Oliveira (2008), Luís Camargo
(1998), Lúcia Santaella (1988,2005, 2012), Ana Claudia de Oliveira (2004),
Mikhail Bakhtin (2014), Donis A. Dondis (1991), Regina Zilberman e Marisa
Lajolo (1993), Maria Lúcia Costa Rodrigues (2012), Graça Ramos (2020) entre
outros. A investigação constatou que: a) o interesse pelo gênero livro de
imagem por boa parte de escritores e ilustradores fez com que a produção
dessas obras crescesse significadamente nos últimos quarenta anos; b) houve
aumento de estudos nas pesquisas acadêmicas; c) crescimento da presença
do livro de imagem em boa parte dos acervos - bibliotecas das escolas públicas
brasileiras; d) que o livro de imagem deve e pode ser mediado em sala de aula,
por ser um objeto que provoca leituras diversificadas, estimulam a imaginação
e a reflexão diante do conteúdo e da forma, ou seja, do enredo que está sendo
narrado; e) verificou-se que, (por meio do questionário sobre experiências

leitoras, os sujeitos participantes possuem ligação maior com best-sellers, os
chamados produtos da cultura de massa e o quanto isso irá refletir na leitura do
livro de imagem Cena de rua; que eles não conhecem e nem possuem
experiência com livros de imagem, que o comportamento crítico dos alunos
participantes em torno do livro literário de imagem carrega muitas deficiências e fez compreender que o trabalho com as artes (literatura, música, cinema,
pintura, escultura) dentro do território do saber que é a sala de aula continua
sendo, talvez em muitos casos, negligenciados. Nessa perspectiva, reconhece
que a apropriação e a exploração do texto literário na sala de aula corroboram
para a formação dos sujeitos leitores, no cotidiano escolar e fora dele.

Palavras-chave: Ângela Lago; Cena de rua; Literatura Infantil e Juvenil; Livro
de imagem; Mediação.

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