O jogo performático em Lumpérica: Escrita, corpo e gênero
Nome: FERNANDA ALVES DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/05/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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RAFAELA SCARDINO LIMA PIZZOL | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ELGA PÉREZ LABORDE | Examinador Externo |
LUCIANA IRENE SASTRE | Suplente Externo |
MICHELE FREIRE SCHIFFLER | Examinador Interno |
NELSON MARTINELLI FILHO | Suplente Interno |
RAFAELA SCARDINO LIMA PIZZOL | Orientador |
Resumo: Quando Diamela Eltit lançou sua primeira obra literária, Lumpérica, em 1983, a escritora já fazia parte do movimento de resistência contra o regime de Augusto Pinochet por meio da sua inserção na cena cultural chilena, sendo uma das fundadoras do Colectivo de Acciones de Arte (CADA), responsável por intervenções artísticas na cidade de Santiago. Apesar disso, a crítica cultural,
naquele momento, não pôde identificar em sua obra literária uma oposição ao regime militar. O jornalismo cultural também não entendeu muito bem as operações que se concretizavam em seu texto, que mesclava diferentes linguagens artísticas, gêneros e focos narrativos. Tendo isso em
vista, busca-se compreender como a palavra compartilha o protagonismo da criação literária com outras linguagens, se apresentando como escrita performática, e o contexto histórico do momento da publicação da obra. Além disso, entender na obra como são performadas e compreendidas pela
autora resistência, cidadania e gênero. Para esta análise foram mobilizadas as teorias da performance e da escrita performática e pudemos verificar o compromisso de Eltit com a linguagem e com a arte, por meio de sua criação literária e compromisso ético com a obra, além de se apresentar como uma narrativa resistente ao regime militar chileno que durou de 1973 a
1990.
Palavras-chave: 1. Lumpérica. 2. Diamela Eltit. 3. Narrativa performática.