LEITURA LITERÁRIA EM SIGNWRITING: METODOLOGIAS DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR SURDO

Nome: DANIELA GOMES GUMIERO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/09/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ARLENE BATISTA DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARLENE BATISTA DA SILVA Orientador
FELIPE DE OLIVEIRA FIÚZA Suplente Externo
LODENIR BECKER KARNOPP Examinador Externo
MARIA MIRTIS CASER Examinador Interno
RAFAELA SCARDINO LIMA PIZZOL Suplente Interno

Resumo: RESUMOEstapesquisaobjetiva conhecer diferentes metodologias de leitura literária em SignWritingutilizadas por professores com alunos surdos da educação básica. Nessa empreitada, buscaremos propor práticas com esse sistema de escrita em níveis mais elevados que não só o da alfabetização, potencializando a formação, e não a “formatação” do leitor surdo. O alicerce teórico sobre literatura e especificidades parte de reflexões de autores como Mortatti, Zilberman, Dalvi, Dalcastagnè, Colomer, Ceccantini, Chartier, Calvet, Bakhtin, bem como de autores da Língua Brasileira de Sinais –Libras, sendo Stumpf,Gesser, Dallan, Silva, Karnopp, Barreto, Strobel, entre outros. Adotam-se, aqui, os métodos bibliográfico-documental e a pesquisa de campo. A partir das observações, verifica-se que as professoras utilizam diferentes métodos no trabalho com a leitura literária em SignWriting,como leitura livre, individual, coletiva, mediada, utilizam material impresso, digital, a forma sinalizada e provocam nos alunos conhecimentos para além do que se explicita no texto. Quanto aos alunos, estes participam ativamente do processo de leitura, posicionam-se, manifestam interesse e curiosidade. Constatamos que as práticas metodológicas empregadas pelas professoras oferecem a leitura por prazer e sensível, distanciando-se das práticas de leitura por obrigação, o que contribui significativamente ao desenvolvimento e à formação leitora desses alunos.
Palavras-chave:Leitura Literária. Escrita de Sinais. Metodologias de professores. Aluno surdo. Literatura surda.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910