Leitura, oralidade, escrita nos processos criativos, tradutológicos e educativos em literatura
Resumo: Trata-se de um projeto de pesquisa amplo, que se desenvolve por meio de subprojetos de pesquisa específicos, vinculados a cursos de graduação, mestrado, doutorado e a estágios de pós-doutorado. Visa a deslindar, desde uma tradição que dialoga (ora mais proximamente, ora mais criticamente) com o materialismo histórico, diferentes processos de criação literária, tradução e educação literária a partir de diferentes objetos, fontes e procedimentos investigativos, a partir do pressuposto de uma intervinculação entre a leitura, a escrita e a oralidade como dimensões linguístico-literárias que não podem ser separadas, sob risco de mutilação e empobrecimento da análise e dos resultados. Na escolha e delineamento dos objetos de estudo, busca articular os planos local, regional, nacional e internacional, sempre que possível, atentando às condições e contradições sócio-históricas e histórico-culturais de desenvolvimento dos processos investigados.
Data de início: 01/11/2023
Prazo (meses): 38
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO |
Aluno Mestrado | REBECCA DE ARAUJO RIBEIRO |
Aluno Mestrado | JEAN CARLOS PEREIRA |
Aluno Doutorado | PRISCILA FREITAS DE SOUZA |
Aluno Doutorado | SÂMELLA PRISCILA FERREIRA ALMEIDA |