Vozes femininas na América Latina: literatura e feminismo decolonial
Resumo: Este projeto de pesquisa visa a analisar a representação da mulher em obras da literatura latino-americana contemporânea, produzidas em línguas portuguesa e espanhola. Serão selecionadas e analisadas obras de diferentes gêneros literários, como poesias, romances, contos e crônicas. Também serão realizadas pesquisas em crônicas de viagem de modo a problematizar representações femininas e organizações sociais dos povos originários, a fim de observar de que maneira o imaginário colonial europeu se impôs como paradigma de segregação e violência. A partir das análises, serão levantadas questões referentes a: representação da mulher, igualdade de gênero, cotidianos femininos, violência (física e simbólica), sexualidade e direitos humanos, expressos simbolicamente e materializados discursivamente nas produções literárias de mulheres latino-americanas. Pretende-se observar os efeitos da colonialidade do poder bem como a permanência de raízes culturais ancestrais.
Entendendo o potencial de intervenção social e de problematização da realidade inerente à arte literária, conjuga-se à teoria literária a luta de mulheres em todo o mundo pela igualdade de direitos e oportunidades. A base desta investigação pressupõe a união entre ética e estética, ao trazer como fio condutor a problematização da questão de gênero.
A investigação defende, ainda, o compromisso da academia com a sociedade, de modo que serão pensadas políticas públicas e ações afirmativas no que tange à condição feminina, visando ao diálogo transcultural e transnacional, em perspectiva de cooperação bilateral.
Data de início: 07/02/2023
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | MICHELE FREIRE SCHIFFLER |