Estágio Docência I
Código: PLET6000
Curso: Doutorado em Letras
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Formação inicial para a docência em cursos de graduação com acompanhamento do professor-orientador. Aproximação de processos de ensino-aprendizagem na área de Letras e suas interfaces, no contexto das instituições de ensino superior brasileiras. Noções de metodologia e didática do ensino superior.
Bibliografia: Bibliografia obrigatória (5 títulos):
1. ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. 4. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
2. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: -------. Vários escritos. 5. Ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011, p. 171-193.
3. BRAUER, Markus. Ensinar na universidade. Trad. Marcus Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012.
4. RIOLFI, Cláudia; BARZOTTO, Heitor (Org.). Sem choro nem vela: carta aos professores que ainda vão nascer. São Paulo: Paulistana, 2012.
5. SHOWALTER, Elaine. Teaching Literature. London: Blackwell, 2003.
Bibliografia complementar (10 títulos):
1. ACTIS, Beatriz; BARBERIS, Ricardo. Las aulas de literatura: de los textos a la teoria y de la teoria a los textos. Rosario: Homo Sapiens, 2013.
2. ALVES, José Hélder Pinheiro (Org). Memórias da Borborema 4: discutindo a literatura e seu ensino. Campina Grande: Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2014. Disponível em: < http://www.abralic.org.br/downloads/livrosproduzidos-pela-gestao/04-MEMO... >. Acesso em 25 jun. 2017.
3. AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o ethos docente. São Paulo: Cortez, 2014.
4. COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê?. Trad. Laura Brandini. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.
5. CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. 2. Ed. Trad. Sandra Valenzuela. Revisão técnica e notas de Selma Garrido Pimenta. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.
6. JOUVE, Vincent. Porquoi étudier la littérature? Paris: Armand Colin, 2010.
7. PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior (vol. 1). São Paulo: Cortez, 2002.
8. REVISTA CONTEXTO. n. 27 (2015). Dossiê Educação Literária e Ensino de Literatura. Organização de Delia Fajardo Salinas, Maria Amélia Dalvi e Regina Zilberman. Disponível em: < http://periodicos.ufes.br/contexto/issue/view/569 >. Acesso em 26 jun. 2017.
9. SILVA, Jailson de Souza e; BARBOSA, Jorge Luiz; SOUSA, Ana Inês (Org.). Práticas pedagógicas e a lógica meritória na universidade: programa Conexões de Saberes . diálogos entre a universidade e as comunidades populares. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, Pró-Reitoria de Extensão, 2006.
10. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.