LEITURA LITERÁRIA TEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

Nome: SUÉLLEN PEREIRA MIOTTO LOURENÇO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/07/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Examinador Interno
ARLENE BATISTA DA SILVA Examinador Interno
ARNON TRAGINO Suplente Interno
LARISSA WARZOCHA FERNANDES CRUVINEL Suplente Externo
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO Examinador Externo

Páginas

Resumo: Partindo de uma exposição de dados que situam a leitura como uma questão
desafiadora para a educação brasileira, situamos nossa tese no recorte da leitura literária em ambiente escolar, problematizando, particularmente, a questão do ensino de leitura literária no contexto do ensino médio. Vários pesquisadores do campo
(AGUIAR; BORDINI, 1988; ZILBERMAN, 1986; LEAHY-DIOS, 2000; CEREJA, 2004;
DALVI, 2013b, 2014) assumem há algum tempo que o ensino de literatura que se
atém unicamente à utilização de textos – ou fragmentos – para exemplificação de
“escolas literárias” em aulas expositivas não tem colaborado para os objetivos de
ensino da Literatura e nem tem gerado práticas sociais de leitura literária efetivas.
Diante desse cenário, pretendemos oferecer princípios e orientações metodológicas
que visam à leitura integral de textos literários com alunos do Ensino Médio e ao
desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem o texto literário não como
um “produto do meio” (consequência direta de um dado contexto social,
articuladamente a uma dada “escola literária”), mas como uma criação humana que
tem uma origem e finalidades complexas e que extrapolam o esquematismo dado pela
vinculação direta entre contexto histórico, período ou escola literária e texto exemplar
(“representativo” de características atribuídas ao período ou escola literária).
Almejamos, por meio da mediação de uma leitura literária temática, oportunizar a
apropriação do conjunto dos conhecimentos mais sofisticados produzidos
historicamente pela humanidade e essenciais para o desenvolvimento pleno do
indivíduo. Estabelecemos, pois, como objetivo geral desta tese, por meio de uma
pesquisa teórico-bibliográfica, sistematizar princípios e orientações para o trabalho
pedagógico em contexto escolar, que se desdobram em uma proposta de leitura
temática de textos literários no nível médio de ensino. Para isso, ancoramo-nos nas
noções conceituais de dialogismo, tema e responsividade, hauridas ao Círculo de
Bakhtin; em reflexões sobre as relações entre literatura e leitura de Antonio Candido;
na concepção de mediação de Lev Vigotski; e na teoria pedagógica histórico-crítica,
como desenvolvimento coletivo. Selecionamos o tema Relações Familiares para ser
o mote da análise de quatro textos (“História de passarinho”, de Lygia Fagundes
Telles; “Passeio noturno”, de Rubem Fonseca; Boitempo, de Carlos Drummond de
Andrade; Minha Vida de Menina, de Helena Morley) a fim de favorecer uma
compreensão acerca dos aspectos simbólicos, formais e históricos presentes na
linguagem literária. Buscamos com este trabalho colaborar para a promoção de uma
leitura literária dialógica e significativa, firmada na premissa de que a prática educativa
deve apontar sempre para a formação humana omnilateral de um sujeito que vai
interagir socialmente e constituir a coletividade, transformando a realidade.
Palavras-chave: Ensino de Literatura. Leitura literária temática. Mediação. Ensino
Médio. Formação humana omnilateral.

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