O imaginário medieval como experiência estética literária nas canções do álbum Little Dark Age, da banda indie MGMT
Nome: ALINE SUAVE NUNES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/02/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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VIVIANA MÓNICA VERMES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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VIVIANA MÓNICA VERMES | Orientador |
VITOR CEI SANTOS | Examinador Interno |
SÉRGIO DA FONSECA AMARAL | Suplente Interno |
MARIA JOSEFINA [MARITA] FORNARO BORDOLLI | Suplente Externo |
LUCAS DOS PASSOS E SILVA | Examinador Externo |
Resumo: RESUMOOusodoimagináriomedievaléumatradiçãoqueperdurahámuitotempoemváriasproduçõesartísticas,apesardesuaspossíveisproblemáticas.Omedievalestápresentenoálbum​LittleDarkAge(2018),dabanda​indie​norte-americanaMGMT.Noálbumemquestão,abandaevocaelementosdesseimaginárioenquantofazumacríticaaosproblemasqueenxerganavidacontemporânea.Comoavançodatecnologia,osujeitocontemporâneo,porumlado,comunica-sedemodomaisdinâmicoetemmaioracessoàculturae,poroutro,experimentaasolidão,adesinformaçãoeaintolerância.Nessasociedadedoespetáculo,asproduçõesartísticas(livros,canções,filmesetc.)sãorefénsdaindústriaculturalque,porsuavez,produzartespadronizadascomointuitodelucrar,deixandodeladoaoriginalidade.Dessaforma,acançãopopularémuitasvezesvistacomoumobjetomanipuladopelocapitalismo,poisaindústriasegueumafórmulaqueinfluenciaaspessoasaconsumiremnovosprodutossemelhantesaosquejáconsumiramanteriormente.Osartistas​indie​(independentes)surgemcomoumarespostaaessesistema.Noentanto,seudiscursopodeparecercontraditório,vistoquecriticamaindústriaenquantoestãoinseridosnela.Comessasquestõesemmente,oobjetivodestadissertaçãoéanalisaromotivodaescolhadabandapelaevocaçãodoimagináriomedieval.Portanto,conformepropostoporRuthFinnegann(2008),discutiremossobreastrêsdimensõesdascançõesdemodounificado,entendendoessegênerocomoaformaliteráriamaiscompletadecomunicaçãodesentimentosesensações.Paradesenvolvermosessasquestões,emconsonânciacomAntonioCandido(2006),examinaremosdequeformaocontextosocialcontemporâneoeaestruturaestéticadaproduçãolírica,musicaleperformáticaserelacionam.TambémnosapoiaremosnasdiscussõesteóricasdeDebord(1997),Adorno(1996),Eco(1986),LeGoff(2005),Schøllhammer(2007)eLaplantineeTrindade(2017).Combasenaanálisedasdimensõeslírica,musicaleperformática,discutiremosaspossibilidadesdeinterpretaçãoderivadasdaassociaçãodoselementossociaiscomaexperiênciaestéticadascançõesdo​LittleDarkAgeesuasrelaçõescomosecosdo imaginário medieval.Palavras-chave:​CançãoPopular.ImaginárioMedieval.Contemporaneidade.Indústria cultural. Tecnologia.