Os desaparecimentos em romances de Chico Buarque

Nome: FRANCIELLI NOYA TOSO

Data de publicação: 28/06/2023

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FABIOLA SIMAO PADILHA TREFZGER Orientador

Resumo: O objetivo desta tese é analisar os romances Estorvo (2014), Benjamim (2010), Budapeste (2010), Leite derramado (2009) e O irmão alemão (2014), de autoria de Chico Buarque, a partir de um foco temático: a recorrência de desaparecimentos, em diferentes tratamentos estéticos. Para verificar como essa questão se desenvolve em cada romance, são investigadas as configurações subjetivas dos narradores, os procedimentos de ficcionalização de discursos de memória e de história, os jogos com a presença/ausência do autor e o elemento da violência na constituição do enredo. O aporte teórico que subsidia a análise dialoga com textos interdisciplinares, como os de Sigmund Freud e de Paul Ricoeur. Ao estarem evidenciadas as particularidades formais de cada romance que compõe esse corpus literário, que incluem uma relação entre os desaparecimentos e um futuro suspenso, tornam-se perceptíveis adesões do autor a algumas tendências da literatura contemporânea, sobretudo as que se manifestaram após 1980. Parte da ficção contemporânea brasileira, da qual os romances Benjamim , Leite derramado e O irmão alemão se
aproximam, tem uma pulsão arquivista em relação ao dever de memória, instalando-se como uma frente de resistência no combate ao esquecimento das graves violações dos direitos humanos ocorridas em ditaduras latino americanas. Portanto, se a literatura tem uma função na desnaturalização da violência, a formação de leitores tem sido defendida por estudiosos (CANDIDO, 2011; COSSON,
2016; GINZBURG, 2016) como imperativo categórico na construção de uma sociedade justa. Tendo em vista a importância da leitura na garantia de direitos humanos, a educação capixaba ganha espaço, no último capítulo, com a análise dos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira acerca de algumas escolas da rede estadual, que permitem concluir a necessidade de se ampliar o acesso à literatura contemporânea.

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