LITERATURA NO ENSINO MÉDIO COM VISTAS À FORMAÇÃO OMNILATERAL: PRINCÍPIOS PARA A SELEÇÃO DE REPERTÓRIOS DE LEITURA

Nome: RAVENA BRAZIL VINTER CRUZ
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/11/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA PIN Examinador Externo
ANA CRELIA PENHA DIAS Suplente Externo
CLÁUDIO JOSÉ DE ALMEIDA MELLO Examinador Externo
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Orientador
NELSON MARTINELLI FILHO Suplente Interno

Páginas

Resumo: O presente trabalho se insere nas discussões do grupo de pesquisa “Literatura e Educação” e, a partir de uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, objetivou elaborar, com base nos estudos da pedagogia histórico-crítica, princípios gerais para a seleção de leituras literárias a serem realizadas pelos estudantes de nível médio, a partir das aulas da disciplina escolar de Língua Portuguesa, visando a seu máximo desenvolvimento no contexto contemporâneo. Fundamentada no materialismo histórico e dialético (DUARTE, 2000; MARTINS, 2020), a pesquisa tomou como pressuposto a defesa que a pedagogia histórico-crítica faz sobre o papel da educação escolar na transmissão do saber elaborado (SAVIANI, 2013), destacando a importância central de um ensino de qualidade para a classe que vive do trabalho, tendo em vista que os dominados dominem aquilo que os dominantes dominam – para que seja possível a superação da atual sociedade dividida em classes antagônicas. Pensando nessas questões, buscou-se responder às seguintes perguntas: a) Quais os objetivos da educação escolar para a classe que vive do trabalho?; b) Por que a teoria pedagógica histórico-crítica defende o clássico
como fundamento para a seleção de conteúdos na educação escolar?; c) Quais critérios tornam uma obra clássica e o que diferencia o clássico do antigo, do canônico, do conservador?; d) Como selecionar um repertório de leituras literárias que favoreçam o desenvolvimento omnilateral dos alunos, sem desconsiderar as contradições impostas pela organização social coetânea?; e) Como deve ocorrer o trabalho pedagógico com a Literatura no contexto escolar
de Ensino Médio para que essas leituras, selecionadas a partir de princípios norteadores afins à teoria pedagógica histórico-crítica, sejam feitas? Dessa forma, buscamos refletir sobre o que deve ser ensinado no currículo de Literatura, reconhecendo a importância do trabalho pedagógico intencional, planejado e sistemático com vistas a – a partir da mediação no trabalho
com o texto literário clássico – promover o desenvolvimento do aluno de Ensino Médio, possibilitando o pensamento por conceitos, a fim de que seja possível conhecer concretamente a realidade na indissociabilidade entre as dimensões objetiva-subjetiva por meio da abstração.

Palavras-chave: clássicos literários; ensino de Literatura; Ensino Médio; leitura literária; pedagogia histórico-crítica.

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