O Artesão de Mil Faces: Romance Lato Sensu
Nome: EDUARDO COSTA MADEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/07/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO | Orientador |
RITA DE CÁSSIA MAIA E SILVA COSTA | Examinador Externo |
PAULO ROBERTO SODRÉ | Examinador Interno |
NELSON MARTINELLI FILHO | Examinador Externo |
ADRIANA LISBOA | Suplente Externo |
Resumo: Reinaldo Santos Neves é um autor capixaba interessado em pesquisa de linguagens diversas em seus romances, um artesão de mil faces, portanto, que assume uma linguagem distinta para cada projeto. Suas fontes podem variar entre cantigas medievais, sonetos ingleses, crônica ou sátiras
menipeias, para ficar em alguns exemplos. O presente trabalho investiga mais a fundo a linguagem
da infância em A confissão (1999), do adolescente em Reino dos Medas (1971), do fescenino nos
romances As mãos no fogo: romance graciano (1982) e A ceia dominicana: romance neolatino
(2007) e o apocalíptico em Blues for Mr. Name ou Deus está doente e quer morrer (2018), sob a
égide da metalinguagem e do intertexto.
Palavras-chave: Reinaldo Santos Neves, linguagem, tradição, romance, metalinguagem