A cidade-colagem, o deslocamentos da linguagem, dos movimentos do corpo e da estrutura do sentimento no conto contemporâneo de Sérgio SantAnna

Resumo: Não se pode negar que vem ocorrendo uma mudança abissal nas práticas culturais, político-econômicas e da estrutura do sentimento vinculada à emergência de novas maneiras dominantes pelas quais experimentamos o tempo e o espaço. Apesar de a simultaneidade nas dimensões mutantes do tempo e do espaço não ser prova de conexão necessária ou causal, podem-se aduzir bases a priori em favor de que há algum tipo de relação necessária entre a ascensão de formas culturais pós-modernas e qualquer novo ciclo na organização do capitalismo. Mostram-se mais como transformações da aparência superficial do que como sinais do surgimento de alguma sociedade pós-capitalista ou mesmo pós-industrial inteiramente “nova”. Na trilha de alguns pressupostos de autores que refletem sobre o pós-moderno – Eagleton (1996), Huyssens (1984), McHale (1987), Gomes (1993), Harvey (1994) e Hutcheon (1994), esta pesquisa pretende analisar a performance da cidade-colagem e o deslocamento da relação entre realidade e representação, sujeito e (a)história que se percebem em boa parte da narrativa brasileira contemporânea. Para tal, escolhi como corpus os contos “Conto (não conto)”, “Estudo para um conto” e “Um discurso sobre o método”, de Sérgio Sant’Anna. Quero mostrar sobretudo como se dá, nesta literatura, o deslocamento forte do desejo, da linguagem, dos movimentos do corpo e das utopias, quase sempre, a partir de um sujeito cindido, em crise, diante de uma realidade que se tornou hostil.

Data de início: 10/03/2009
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado WEVERSON DADALTO
Aluno Mestrado JEFFERSON DIÓRIO DO ROZÁRIO
Transparência Pública
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