Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFES

  • Estudo e pesquisa de poéticas da Antiguidade à Contemporaneidade em textos narrativos, líricos, dramáticos e híbridos, considerando-se os processos de constituição da subjetividade, a autorreferencialidade literária e as inter-relações entre diferentes perspectivas ontológicas e epistemológicas na constituição de saberes concernentes ao literário. Os trabalhos desenvolvidos na linha dedicam-se aos processos criativos e críticos de leitura e escrita/escritura, criação e tradução e aos diálogos entre literaturas e outras artes, visando a conhecer diferentes poéticas ao longo do tempo, indagando-as a partir dos textos literários e dos discursos e práticas que ensejam.

  • Estudo e pesquisa das relações entre literatura e sociedade sob o prisma da alteridade, pelo agenciamento de textos e sistemas literários em correlação com discursos e práticas culturais, artísticas, científicas e filosóficas historicamente situadas. Os trabalhos desenvolvidos na linha dedicam-se à produção de e sobre grupos minoritários; às indagações contra-hegemônicas a correntes e tradições em circulação no campo literário; às tensões entre regional, nacional e transnacional; às questões e relações de classe social, de gênero, de etariedade, de geração e étnico-raciais; e, enfim, às múltiplas formas de produção, publicação, circulação, recepção e apropriação da literatura na dinâmica histórico-social.

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conforme Parecer 1057/99, de 10/11/1999, da Comissão de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC), conforme Portaria número 1762, de 16/12/1999, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 17/12/1999. O Doutorado foi reconhecido via Parecer do CNE/CES 78/2010, de 07/04/2010, e homologado através da Portaria número 1045, publicada no D.O.U. de 19/8/2010, Seção 1, Pág.10. Na última avaliação realizada pela CAPES, o PPGL obteve o conceito 5 (Muito bom). Atualmente, o PPGL oferece os cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado e implementa um projeto de expansão, melhoria e consolidação.

OBJETIVO GERAL

Promover reflexão e formação de alto nível no âmbito da pós-graduação, dada a ver por meio de atuação e produção docente e discente, com vistas: a) à qualificação da atuação no ensino, na pesquisa e na extensão na área de Letras e, em particular, nos Estudos Literários; e b) à formação continuada de professores de línguas e literaturas (maternas e estrangeiras) e de profissionais de áreas afins (artistas, antropólogos, bibliotecários, comunicadores sociais, filósofos, historiadores, músicos, pedagogos, psicanalistas, psicólogos, revisores, sociólogos, tradutores etc.) em suas respectivas áreas de atuação, na interface com os Estudos Literários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) fomentar a pesquisa universitária docente e discente, visando a resultados cada vez mais auspiciosos no âmbito de suas respectivas atuações, incentivando e desenvolvendo atividades de pesquisa avançadas com finalidade didática, científica e profissional nas áreas específicas da linguagem, especialmente no que concerne aos estudos do texto e do discurso;
b) proporcionar interfaces entre as diversas áreas de investigação envolvidas no campo dos estudos do texto e do discurso, entre as diversas áreas dos estudos da literatura e da língua, bem como entre a área de Letras e outras esferas do conhecimento, favorecendo, com isso, o trânsito interdisciplinar;
c) intensificar a formação continuada de pesquisadores de modo a suprir a demanda por quadros de qualidade no ensino, tencionando contribuir com a melhoria da produção científica no nosso estado e no país;
d) formar professores para o ensino superior, de modo a suprir a necessidade de preenchimento de quadros docentes, em face do crescente número de cursos de graduação em Letras no estado do Espírito Santo e nos arredores, cujos professores precisam, com urgência, de boa qualificação profissional, colaborando de forma significativa com o esforço local e nacional de capacitação e aperfeiçoamento do corpo docente das Faculdades de Letras e afins;
e) proporcionar também uma formação continuada para os alunos de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, e de outras universidades do país, e, ainda, facultar a formação continuada de professores de língua e literatura do ensino fundamental e médio, e a profissionais de áreas afins;
f) propiciar um ambiente acadêmico-científico estimulante para o debate e a produção intelectual (em suas diversas manifestações).

PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS

O Programa de Pós-Graduação em Letras é um dos mais de cinquenta programas de pós-graduação atualmente em funcionamento na Universidade Federal do Espírito Santo, dos quais 40% oferecem no momento cursos de doutorado. A partir de 2011, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação implementou o projeto PROPOS-UFES (Projeto de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo). Trata-se do estabelecimento de um plano de metas, objetivando a melhoria da qualidade e a expansão de todos os cursos de pós-graduação da Ufes até 2020. O PPGL integra esses esforços.

Desde o início das atividades do PPGL, em 1994, até o presente, muitos mestres e doutores foram aqui titulados. Parte expressiva deste total atua hoje no ensino (quer público, quer privado), nos níveis Fundamental, Médio e Superior. Grande parte desses mestres participa regularmente dos vários eventos que compõem a agenda do Programa (palestras, debates, seminários, congressos, publicações), circunstância feliz que nos tem permitido contar, ano a ano, com a significativa contribuição dos egressos para os debates e para a nossa produção acadêmica. Outro indicador importante é que muitos dos egressos do curso de Mestrado têm retornado ao Programa, para realizar seus estudos de Doutorado, o que indicia a confiança no projeto que vem sendo desenvolvido.

Na última avaliação trienal da Capes, o Programa foi avaliado com a Nota 5, o que indica um reconhecimento do trabalho que vem sendo empreendido e indicia os desafios que temos à frente – entre os quais avançar na qualificação do Programa. Visando à melhoria do PPGL/Ufes, nossa comissão de autoavaliação tem se reunido amiúde, desde 2011, com o propósito de elaborar, discutir e implementar estratégias de ajuste e aperfeiçoamento de todas as atividades desenvolvidas.

O Programa, que funciona desde 1994 e obteve o reconhecimento da Capes em 1999, iniciou o triênio 2010-2012 com o novo curso de Doutorado em Letras, aprovado em agosto de 2009 pelo CTC da Capes. Além disso, em 2012, implementou o Pós-Doutorado, o que significa a intensificação de laços interinstitucionais entre o PPGL/Ufes e outros programas do país e do exterior. Em 2013, assinou o primeiro acordo internacional de co-tutela com a Universidade Ca’Foscari de Veneza e, nos anos seguintes, implementou novas parcerias internacionais (como, por exemplo, com a Universidade do Minho e a Universidade de Sevilha).

Desde 2014, o PPGL/Ufes foi contemplado com edital da CAPES para Programa de Cooperação Acadêmica, até 2018, com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e com a Universidade de Passo Fundo. Esse programa tem sido importante no financiamento de pesquisas, na concessão de bolsas de Iniciação Científica, de mobilidade estudantil e de pós-doutoramento. Tem, também, dinamizado a produção e publicação de artigos e o planejamento de eventos, além da mobilidade docente.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Letras desde 1994 e o curso de Doutorado em Letras desde 2010 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação.

O programa já formou 196 mestres e 63 doutores e conta com 77 alunos regularmente matriculados, sendo 36 no mestrado e 41 no doutorado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910