Lançamento do livro Aleister Crowley na indústria cultural: estudos intermidiáticos

A Edufes publicou um livro escrito em parceria entre o Prof. Dr. Vitor Cei (DLL/PPGL-Ufes), a mestranda Luana Gabriela Paslawski (PPGL-Ufes) e a professora Camilla Nogueira de Vasconcelos (RO). 

Aleister Crowley na indústria cultural: estudos intermidiáticos, primeiro livro sobre o tema publicado em nosso país, consolida um campo de pesquisas na universidade brasileira. Se o autor inglês tem sido estudado em universidades da Europa desde os anos 1990 (PASI, 2014), com trabalhos acadêmicos coletivos desde a década passada (BOGDAN; STARR, 2012), no Brasil, a consolidação e a difusão desse conhecimento têm ocorrido por meio de ordens ocultistas como Astrum Argentum (A∴ A∴) e Ordo Templi Orientis (O.T.O.), coletivos como Abadia de Thelema Het Heru e Collegium ad Lux et Nox, e revistas como a 777, que dão continuidade ao trabalho iniciado por Marcelo Ramos Motta em 1962, com a publicação do livro Chamando os Filhos do sol. Trabalhos acadêmicos ainda são raros. As exceções (MIZANZUK, 2010; LIMA, 2017; CAMPOS, 2018; PARISI, 2020) confirmam a regra.

Em três capítulos, o livro aborda as relações intermidiáticas da obra de Aleister Crowley com as canções de Davir Bowie, Bruce Dickinson, Iron Maiden e o cinema. 

O tema é relevante porque o reconhecimento da existência de um projeto ético e estético em Aleister Crowley significa admitir a coerência literária e filosófica de suas produções e, em vista disso, legitimar as pesquisas de suas obras em cursos de graduação e pós-graduação em Letras e áreas afins. Aqui pretendemos apenas dar os primeiros passos nessa direção, na expectativa de continuar os trabalhos.

Disponível para download gratuito.

 

 

 

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910