Som e Silêncio dos Versos: Melopeia de Ezra Pound na Poesia de Arnaldo Antunes
Nome: RAFAEL ALEXANDRE GOMES DOS PRAZERES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/05/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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VIVIANA MÓNICA VERMES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRÉ DOMINGUES DOS SANTOS | Examinador Externo |
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO | Examinador Interno |
VIVIANA MÓNICA VERMES | Orientador |
ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS | Suplente Externo |
JORGE LUIZ DO NASCIMENTO | Suplente Interno |
Resumo: O som e o silêncio na poesia possibilita o primeiro contato entre texto e leitor/ouvinte, de modo a antecipar traços do seu significado. O presente trabalho se propôs a analisar os poemas o meu tempo, mundo cão e mesmo de Arnaldo Antunes a partir do conceito de melopeia de Ezra Pound, na perspectiva de pôr em relevo os três aspectos da leitura de um poema (imagem, som e significado), valorizando a sonoridade como elemento crucial para a resolução dos seus enigmas. O objetivo do estudo consistiu em identificar, nos poemas, o quanto as unidades macro e micro da musicalidade fornecem pistas similares àquelas apresentadas pela imagem e às encontradas no significado das palavras em prol do sentido de cada um deles, tal como ocorreu desde os cantos védicos, passando pelos cantos clássicos, pelos diversos cantos medievais e ecoando nos cantos modernos. Para o desenvolvimento e elucidação dos caminhos selecionados na análise foram necessárias as contribuições poéticas de Arnaldo Antunes (1993a e 2009) e suas observações críticas em Antunes (2000a e 2006a). Em torno do conceito de Melopeia, recorreu-se aos conceitos estabelecidos por Ezra Pound (1968, 1976 e 2006a). Também como suporte teórico foi necessário identificar como a poesia oral e a performance atreladas à voz e ao corpo se relacionam com a música presente nos poemas, a partir das contribuições de Paul Zumthor (2010 e 2014). Para observar a atualização do canto da poesia na contemporaneidade e também suas diferentes maneiras de entoação, sobretudo nos séculos XX com as vanguardas e XXI com as tecnologias , foram imprescindíveis os esforços teóricos de Philadelpho Menezes (1992), Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Décio Pignatari (1975), Pierre Lévy (2010) e Tatit (2012), dentre outros. Este trabalho conclui que a musicalidade inscrita na poesia é elemento fundamental para um alcance amplificado do seu significado. Desse modo, evidencia a necessidade de um olhar mais focado e voltado para uma análise balanceada entre todas as informações presentes no poema.
Palavras-chave:Arnaldo Antunes, Ezra Pound, Melopeia, Poesia