A SÁTIRA AOS MECANISMOS BIOPOLÍTICOS NA TETRALOGIA
OBSCENA DE HILDA HILS

Nome: CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ROCHA

Data de publicação: 13/12/2023

Banca:

Nome Papelordem decrescente
FERNANDO SIMPLÍCIO DOS SANTOS Examinador Externo
RICARDO LÍSIAS AIDAR FERMINO Examinador Externo
ROSANNE BEZERRA DE ARAÚJO Examinador Externo
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO Examinador Interno
VITOR CEI SANTOS Presidente

Resumo: Em 1989, Hilda Hilst anuncia que deixará de produzir literatura séria e que escreveria livros
pornográficos e obscenos; em 1990, lança O caderno rosa de Lori Lamby, o primeiro livro que
compõe sua tetralogia obscena, sendo seguido por Contos d’escárnio & textos grotescos, de
1990, Cartas de um sedutor, de 1991, e Bufólicas, de 1992, o único em versos. Nessas obras, a
autora, a partir da sátira, zomba e desnuda o biopoder confessional. Sendo assim, este trabalho
tem como corpus a tetralogia obscena de Hilst, na qual há o rebaixamento do biopoder soberano
e disciplinar, estudados por Michel Foucault ([1984], 2001), e dos mecanismos de poder da
sociedade do controle, enunciados por Gilles Deleuze ([1995] 2013). Ao evidenciar o uso da
confissão na narração das personagens narradoras Lori, Karl, Crasso e as figuras áulicas de
Bufólicas, Hilst avacalha essa tecnologia de poder, e o seu projeto efetua a sátira do gênero
pornográfico e confessional comercializado na época das publicações. Nesse sentido, o trabalho
é um estudo teórico que analisa a sátira ao biopoder presente na tetralogia obscena,
relacionando-a às noções de sociedade soberana, disciplinar e do controle, sob a mira das
reflexões de Achile Mbembe (2018), Vladímir Propp ([1976] 1992), Linda Hutcheon ([1984]
1985) e Henri Bergson ([1941] 1987), além dos teóricos anteriormente citados. O objetivo é
investigar como a sátira se realiza na tetralogia obscena e como Hilda Hilst compõe um
conjunto de obras em que a confissão satiriza o próprio ato de mapear-se diante do mundo

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