XII Colóquio de Leitura, Literatura e Educação - edição de 2021
O grupo de pesquisa Literatura e Educação completa, em 2021, 10 anos de existência e atividade ininterrupta. Estamos muito felizes. Começamos em 2011, com apenas 4 participantes - hoje somos mais de 50 pessoas. Ano passado, 2020, por causa da pandemia de Covid-19, não conseguimos realizar nosso tradicional Colóquio, pois resistimos ao modelo remoto; porém, como a pandemia persistiu, decidimos coletivamente por realizar o XII Colóquio de Leitura, Literatura e Educação de modo remoto este ano, subdividindo a programação em 5 mesas, uma a cada manhã do último sábado do mês, de julho a novembro. Nas mesas, os integrantes do grupo que finalizaram suas pesquisas entre 2020 e 2021. As inscrições são gratuitas e quem se inscrever e participar poderá receber certificado.
A programação prevista é a seguinte:
MESA 1 - 31 de julho de 2021, 9h30 às 11h
ABERTURA E BOAS-VINDAS - MARIA AMÉLIA DALVI (UFES) - 5 a 10 MINUTOS
1. ARNON TRAGINO (UFES) - 25 a 30 MINUTOS
Cânone, mercado e instâncias de legitimação: a presença e a ausência da literatura brasileira nas listas literárias
2. GRACIANE CELESTINO (UNIPLAN / UNB) - 25 a 30 MINUTOS
Mitologias do imaginário e epistéme da leitura na ficção de Jorge Luís Borges
DEBATE
MESA 2 - 28 de agosto de 2021, de 9h30 às 11h
ABERTURA E BOAS-VINDAS - ARLENE BATISTA DA SILVA (UFES) - 5 A 10 MINUTOS
3. MONICK PEREIRA DE ARAÚJO DOS SANTOS (UFES / UFOP) - 15 MINUTOS
Leitura, escrita e literatura a partir de um jornal para crianças: elementos para a pesquisa e a prática pedagógica
4. PATRÍCIA ROSICLÉIA DA SILVA SODRÉ (UFES / SEDU) - 20 a 25 MINUTOS
As experiências de leituras literárias dos estudantes de Ensino Médio
5. RODRIGO DANTAS (IFES) – 20 a 25 minutos
O cordel capixaba no Ensino Fundamental II: práticas dialógicas de leitura e escrita
DEBATE
MESA 3 - 25 de setembro de 2021, de 9h30 às 11h
ABERTURA E BOAS-VINDAS - ARNON TRAGINO (UFES) - 5 A 10 MINUTOS
6. AMANDA FERRAZ DE BRITO (UFES) - 10 a 15 MINUTOS
A formação humana omnilateral à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
7. JULIANA SAMPAIO DA SILVA (UFES / PMC) - 20 A 25 MINUTOS
Pinocchio, literatura e cinema: experiência estética e formação humana omnilateral à luz de Adorno
8. RONEY JESUS RIBEIRO (UFES) - 20 a 25 MINUTOS
Diálogos entre Vênus e o Pássaro, de Milton Dacosta e O Amor Natural, de Carlos Drummond de Andrade: a arte na educação da sensibilidade humana
DEBATE
MESA 4 - 30 de outubro de 2021, de 9h30 às 11h
ABERTURA E BOAS-VINDAS - MARIA AMÉLIA DALVI (UFES) - 5 A 10 MINUTOS
8. PATRÍCIA VERONESI (UFES) - 20 a 25 MINUTOS
Bibliotecas públicas e interesses privados: elementos para a reflexão sobre a formação de leitores
9. SUÉLLEN MIOTTO (UFES / IFES) - 25 a 30 MINUTOS
Subsídios metodológicos para o trabalho pedagógico com a leitura literária no ensino médio
DEBATE
MESA 5 - 27 de novembro de 2021, de 9h30 às 11h
ABERTURA E BOAS-VINDAS - ARLENE BATISTA DA SILVA (UFES) - 5 A 10 MINUTOS
10. FABIANA MONNERAT DE MELO (UFES) - 20 a 25 minutos
Literatura, autoritarismo e censura: reflexões sobre infância e laços sociais no Brasil contemporâneo
11. SÂMELLA ALMEIDA (UFES / SEDU) - 20 a 25 MINUTOS
Contribuições e desafios da Pedagogia Histórico-Crítica no que concerne à fundamentação para o trabalho pedagógico com a literatura
12. JOÃO PAULO FERREIRA (UNB) - 25 a 30 MINUTOS
O romance de Jorge Amado, a crítica literária e o trabalho pedagógico: elementos para se discutir um projeto de sociedade e de formação humana
A organização do evento está a cargo dos professores doutores Arnon Tragino e Maria Amélia Dalvi.
Link para inscrição: https://www.even3.com.br/coloquioliteraturaeeducacao2021