Lançamento de livro: Joanim Pepperoni e a Terra da Cocanha

Joanim Pepperoni, PhD, ao recuperar toda uma tradição humorística acerca da comunidade ítalo-brasileira e da política nacional, coloca-se, seguramente, como uma das vozes mais satíricas da literatura brasileira contemporânea.

Com isso em vista, Joanim Pepperoni e a Terra da Cocanha: pseudonímia, paródia e sátira literária na Serra Gaúcha, primeiro livro publicado sobre sua obra, reúne os primeiros pesquisadores a tomar o escritor e sua produção literária como tema de estudo, consolidando uma fortuna crítica que tende a crescer, uma vez que a obra de Pepperoni estimula interpretações variadas nos campos da crítica literária, teoria literária e história da literatura brasileira do século XXI.

O livro, organizado por André Tessaro Pelinser e Vitor Cei, reúne artigos de Caio Passamani, Clóvis Da Rolt, Jerson Oliveira Mendes Junior, João Claudio Arendt, Maria Cláudia Bachion Ceribeli e Vitor Cei, além de uma apresentação de Marcio Miranda Alves. Os estudos não só oferecem uma compreensão abrangente da obra de Joanim Pepperoni, PhD, mas também contribuem para um repertório crítico relevante na reflexão sobre a tradição satírica na literatura brasileira, seja ela focada no universo da imigração italiana ou em outros temas.

Os organizadores agradecem aos autores e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo pela oportunidade de publicação, com financiamento do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), e às editoras Edufes, Graúna Digital e Praia pelo empenho na produção editorial deste livro. A obra resulta de reflexões desenvolvidas no âmbitos dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos em Narrativa Ficcional Brasileira (UFRN/UCS) e Literaluta (Ufes).

O livro está disponível para download gratuito no seguinte link.

Tags: