Professor Raimundo Carvalho: duradoura contribuição no PPGL e DLL Ufes
A partir do mês de outubro, em função de sua aposentadoria, o Prof. Dr. Raimundo Carvalho encerrará sua atuação como Professor permanente do quadro do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Departamento de Línguas e Letras da Ufes. Com a notícia, docentes e discentes do Programa têm manifestado seus agradecimentos em reconhecimento à vasta contribuição e ao notável percurso do professor, poeta e tradutor, cujo legado é referência constante nos estudos literários brasileiros. A coordenadora do PPGL, Profa. Dra. Maria Amélia Dalvi, ressalta os anos de trabalho e a rica, qualificada e diversa contribuição do docente para a área de Letras/literatura: “Registro meu agradecimento ao colega por sua exitosa carreira, por tantas contribuições à pesquisa, ao ensino e à formação de quadros, notadamente no campo da tradução e das clássicas, sem esquecer sua enorme contribuição como poeta e tradutor”. A coordenadora adjunta do PPGL, Profa. Dra. Arlene Batista da Silva, felicitou o docente desejando-lhe boas realizações e sublinhando que “suas falas sobre tradução e literatura são sempre um grande aprendizado”. O Prof. Dr. Wilberth Salgueiro, que escreveu um ensaio sobre a poesia de Raimundo Carvalho para o jornal Rascunho, em abril de 2021 (https://rascunho.com.br/colunistas/sob-a-pele-das-palavras/bandeira-2-de-raimundo-carvalho/), refere-se ao colega como “uma figura especial, diferente, antenada, bem-humorada. Altíssimo poeta...”.
Em 2019, Raimundo Carvalho concedeu entrevista a Andréia Delmaschio e Vitor Cei, sobre seu trabalho como escritor, tradutor, professor e pesquisador. Publicada no livro Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas (Cousa, 2020), disponibilizamos em anexo.
O professor Raimundo Carvalho retribuiu o reconhecimento: “Também tenho muito a agradecer os colegas pelo ambiente acadêmico sadio e colaborativo. Se consegui realizar algum trabalho de mérito, devo o incentivo ao bom exemplo dos colegas e ao bom andamento do Programa, que exige de tantos um esforço deveras excessivo. Quero agradecer também aos pesquisadores-discentes pelas aulas participativas e pelas contribuições de suas próprias pesquisas para o enriquecimento das discussões”. O exemplo do Professor perdura no PPGL Ufes.