Summary: Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental, cuja orientação teórico-metodológica concerne à História Cultural, tal como a entende Roger Chartier. Seu objetivo é mapear sem nenhuma preocupação em construir uma história linear e cronologicamente organizada , a partir de múltiplos objetos culturais escritos que circula(ra)m na escola e fora dela nos séculos XIX, XX e XXI (folhetos, livros de leitura, livros didáticos, obras literárias, cadernos, cartilhas, documentos oficiais etc.), práticas, representações e apropriações da leitura literária e da literatura no Espírito Santo, especialmente aquelas viabilizadas e/ou contrafeitas por materiais didáticos quer estes tenham sido produzidos explicitamente para este fim, quer não. O primeiro momento da pesquisa compreende uma revisão bibliográfica em torno dos temas leitura, literatura e materiais didáticos em geral, e, mais especificamente, em torno dos temas leitura, literatura e materiais didáticos no estado do Espírito Santo. O segundo momento compreende uma formação em História Cultural, a partir da (re)leitura dos artigos e livros de Roger Chartier; em paralelo, proceder-se-á o contato com outras pesquisas que também tomaram este referencial teórico-metodológico. O terceiro momento da pesquisa destina-se ao levantamento/produção e seleção de fontes para a pesquisa, a partir da consideração de múltiplos objetos culturais escritos. O quarto momento da pesquisa volta-se à leitura/interpelação das fontes e à produção de sistematizações, em diálogo com a revisão bibliográfica e a formação em História Cultural (e, particularmente, na obra de Roger Chartier) empreendidas nos módulos precedentes.
Starting date: 01/08/2012
Deadline (months): 12
Participants:
Role | Name |
---|---|
Coordinator * | MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO |