Special Topics D
Code: PLET5560
Course: MA in Literatures
Credits: 1
Hourly load: 15
Bibliography: Bibliografia obrigatória:
A) Linha Literatura: Alteridade e Sociedade
1. BENJAMIN, Walter. História da literatura e ciência da literatura. Tradução Helano Ribeiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
2. KLINGER, Diana. Literatura e ética: da forma para a força. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
3. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Sobre literatura e arte. Tradução Albano Lima. Lisboa: Editorial Estampa, 1974.
4. MONTALDO, Graciela. A propriedade da cultura: ensaios críticos sobre literatura e indústria cultural na América Latina. Trad. Eduard Marquardt. Chapecó: Argos, 2004.
5. SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. São Paulo, Perspectiva, 1983.
B) Linha Poéticas da Antiguidade à Contemporaneidade
1. DOLEZEL, Lubomir. A poética ocidental: tradição e inovação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.
2. GARCÍA BERRIO, Antonio; HERNÁNDEZ FERNÁNDEZ, Teresa. Poética: tradição e modernidade. Tradução de Denise Radanovic Vieira. São Paulo: Littera Mundi, 1999.
3. MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: EDUSP, 1993.
4. SOUZA, Roberto Acízelo de (Org.). Uma ideia moderna de literatura: textos seminais para os estudos literários (1688-1922). Chapecó: Argos, 2011.
5. SPINA, Segismundo. Introdução à poética clássica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
Bibliografia complementar:
A) Linha Literatura: Alteridade e Sociedade
1. BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010.
2. DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: perspectiva, 1978.
3. EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
4. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
5. GARRAMUÑO, Florencia. La experiencia opaca: literatura y desencanto. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.
6. GILLES, Deleuze; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo, capitalismo e esquizofrenia. Trad. Joana Moraes Varela e Manuel Maria Carrilho. Lisboa:Assírio e Alvim, 1972
7. LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. Tradução, posfácio e notas de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2000.
8. SANTOS, Roberto Corrêa dos. Para uma teoria da interpretação: semiologia, literatura e interdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
9. SARTRE, Jean-Paul. Situações I. Tradução Cristina Prado. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
10. TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Trad. Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
B) Linha Poéticas da Antiguidade à Contemporaneidade
1. AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Tradução de George Sperber. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
2. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1993.
3. BRANDÃO, Roberto de Oliveira. Poética e poesia no Brasil (colonial). São Paulo: Unesp, 2001.
4. CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos Gregos à atualidade. São Paulo: Unesp, 1993.
5. CURTIUS, Ernst Robert. Literatura europeia e Idade Média latina. Tradução de Teodoro Cabral e Paulo Rónai. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1996.
6. HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: História, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
7. LOBO, Luíza (Org.). Teorias poéticas do Romantismo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.
8. MOLLOY, Sylvia. Poses de fin de siglo: desbordes del género en la modernidad. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2012.
9. TELES, Gilberto Mendonça (Org.). Vanguarda europeia e Modernismo brasileiro. 12. ed. São Paulo: Vozes, 1994.
10. SALGUEIRO, Wilberth Claython Ferreira (Org.). Vale a escrita? Poéticas, cenas e tramas da literatura. Vitória: Ufes, 2001.